Com a finalidade de fomentar a importância do apoio à formação musical, democratizar o acesso à cultura, capacitar novos talentos e promover a zona norte como polo de produções musicais, o projeto Acordes do Kanto Brasileiro e Ritmos Contemporâneos promove a integração através da diversidade cultural e da sinergia de diversas comunidades da cidade.
Neste domingo (21), às 11h, o projeto apresentará um espetáculo musical inovador e também celebrará o aniversário de 25 anos do Meu Kantinho.
O Regional MK, que enaltece o choro e composições genuinamente brasileiras, é formado pelos professores do Meu Kantinho. Para promover a integração de ritmos com a atemporalidade da música instrumental e a modernidade da música eletrônica, a Camerata Popular, formada pelos alunos do Meu Kantinho receberá, para uma participação especial, o DJ Lekke, oriundo do projeto social CUFA.
A apresentação projeta uma mistura única e diferente de violino, violões, flautas, percussão, contrabaixos e outros instrumentos da orquestra, combinados com batidas eletrônicas e efeitos sonoros do DJ Lekke. O arranjo exclusivo enaltece um clássico da música brasileira, "Trenzinho Caipira" (Villa Lobos), caracterizado por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. Essa música representa a transição do rural para o urbano e do tradicional para o moderno. Além disso, a apresentação também contará com a música "Kanto Verde" (Fabio Brasil), uma composição exclusiva em homenagem ao Meu Kantinho Centro de Cultura, que desperta a importância da conscientização ambiental. A sincronia entre a orquestra e o DJ promete envolver o público em uma atmosfera de celebração da música.
A participação da Camerata Popular Meu Kantinho é socialmente relevante, pois os alunos moram na região da Leopoldina, área periférica da zona norte do Rio de Janeiro com alto risco de vulnerabilidade social. Nesse projeto terão a oportunidade de vivenciar o protagonismo nas apresentações e mostrar ao público presente que a música tem o poder de criar emoções, transmitir mensagens, contar histórias e unir pessoas e ritmos de diferentes culturas.O evento também terá a participação do grupo Regional MK, formado pelos professores do Meu Kantinho Centro de Cultura. Ana Cláudia Clovis, produtora executiva do projeto, destaca a importância da participação dos jovens no projeto. "Queremos mostrar aos nossos alunos e ao público que a música tem o poder de transformar, emocionar, contar histórias, integrar gerações e ritmos de diferentes culturas".
SERVIÇO
Local: Arena Dicró- Parque Ari Barroso - Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n - Penha Circular, Rio de Janeiro
Data: 21 de maio de 2023, a partir das 11h
Entrada: Livre - Ingressos gratuitos no site: www.Sympla.com.br