A UFRJ assinou nesta quarta-feira, 7/6, na Inovateca, no Parque Tecnológico, a concessão de 30 anos de área no campus Praia Vermelha com o equipamento cultural multiuso, o “novo Canecão”, junto ao Consórcio Bônus-Klefer. O grupo também será responsável por uma série de contrapartidas à Universidade.
Além de investir na parte cultural, o consórcio precisará construir um restaurante universitário no campus Praia Vermelha com capacidade para fornecer duas mil refeições por dia, além de dois prédios acadêmicos no mesmo campus. Isso possibilitará que o Palácio Universitário concentre atividades de pesquisa e extensão das unidades ali atuantes.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Radioagência Nacional sobre a retomada do Canecão e as contrapartidas para a Universidade Federal do Rio de Janeiro pela concessão do espaço na Zona Sul do Rio.
Para Luiz Oscar Niemeyer, representante do consórcio, o sentimento é de alegria. “Realizei muitos shows no Canecão como empresário de artistas. A comunidade artística brasileira ressente da ausência do Canecão. E ele é um ícone do Rio de Janeiro, importantíssimo para a cidade. Agora vamos retomar isso para a cidade e é uma alegria enorme! A gente, que é carioca, poder trazer de volta para o Rio de Janeiro o Canecão e, para mim, como produtor de espetáculos que sou poder estar liderando esse projeto é muito satisfatório”, afirmou. “As obras devem levar de dois a dois anos e meio para serem concluídas. Mas a motivação é gigante para fazer um belo trabalho e dar de volta para o Rio o Canecão, uma época feliz para o Rio”, disse. “Começaremos a trabalhar os projetos de arquitetura e detalhamentos. Temos nove meses para ter isso definido e aprovado pela UFRJ. A partir de então, as obras começam”, completou Niemeyer.
UFRJ e Radioagência Nacional