Junho é o Mês do Orgulho LGBTI+ e, na cidade do Rio, as ações voltadas a esse público serão reforçadas a partir deste segundo semestre, com o lançamento da edição 2023 do programa Rio Sem Preconceito. A iniciativa da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), da Prefeitura, dará mais visibilidade a projetos já existentes, como Dam+, Garupa e Diversidade Qualificada.
A Secretaria Municipal de Cultura também montou uma programação especial, que inclui eventos e a iluminação de prédios nas cores do arco-íris: o Museu de Arte do Rio (MAR) já está colorido, e as luzes do Museu do Amanhã serão ligadas em 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTI+. As atividades podem ser consultadas em https://cultura.prefeitura.rio/.
O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTIfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária. No Rio, a Coordenadoria da Diversidade Sexual é o órgão que cria, coordena e fiscaliza as políticas públicas voltadas à promoção da cidadania LGBTI+ e ao combate à discriminação. Além disso, acolhe vítimas de violência e presta assessoria jurídica, entre outros serviços. O contato é por telefone (21) 2976-9137 (segunda à sexta-feira, das 11h às 18h) ou e-mail cedsrio@gmail.com ou pela Central 1746.
A coordenadoria também oferece a estabelecimentos cariocas capacitações em leis de direitos civis e humanos, para que donos e funcionários saibam como proceder em casos de discriminação. A CDS mantém contato com a população e anuncia suas atividades pelas redes sociais (www.Instagram.com/cedsrio).