Na primeira das duas partidas dessa data FIFA de junho, a Seleção Brasileira enfrenta Guiné, no Estádio Cornellà-El Prat, na Espanha. O jogo, que ocorre às 16h30, neste sábado (17), é o segundo do técnico interino Ramon Menezes no comando da equipe canarinha: a primeira foi na primeira derrota na história contra o Marrocos. Será também o segundo confronto depois da fatídica eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, contra a Croácia. Catorze dos convocados de agora também estavam na competição.
Um desses remanescentes, Vini Jr, é foco recente dos holofotes por dois motivos: o primeiro é que herdará, mesmo que por hora, a camisa 10 da Seleça. O astro Neymar se machucou na reta final da temporada e isso abriu uma brecha para que o cria do Flamengo usasse a tão famosa numeração. O segundo motivo, bem mais sério, é o do confronto contra Guiné ser no país onde o jogador sofreu vários casos de racismo, o mais recente numa partida contra o Valência. Em coletiva, Vini enfatizou inclusive que lutará contra essa discriminação. Do lado Canarinho, a Seleção vai a campo com uma camisa preta - nos primeiros 45 minutos - em combate ao racismo.
Brasil com duas 'estreias'
Convocados pela primeira vez, Ayrton Lucas e Joelinton receberão a chance de fazer a estreia com a amarelinha. Uma outra novidade é a que Weverton assume a titularidade do Brasil. A princípio, a baliza seria defendida por Alisson, mas o goleiro lesionou o dedo.
Guiné tem dúvida na defesa
O zagueiro do Valência, Diakhaby, é dúvida para o confronto desta tarde. Camara pode ser uma opção, visto que o substituiu na derrota contra o Egito. Porém, o mais provável é que o camisa 5 e titular de Guiné não seja sacado pelo técnico.
Ficha Técnica
Brasil x Guiné
Horário: 16h30.
Local: Estádio Cornellà-El Prat (Espanha)
Árbitro: Andris Treimanis (Letônia)
Auxiliares: Haralds Gudermanis (Letônia) e Aleksejs Spasjonnikovs (Letônia)
VAR: Víctor Garcia (Espanha)
Brasil: Weverton; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Richarlison e Vini Jr.
Guiné: Kone; Conte, Sow, Diakhaby e Sylla; Diawara e Moriba; Guilavogui, Keita e Kamano; Guirassy.