A ONG Favela Mundo atua por meio de projetos que visam elevar as chances de um futuro melhor para moradores de comunidades do Rio de Janeiro. Uma dessas iniciativas é o "Arte Gerando Renda", que por meio de oficinas de capacitação profissional, oferece oportunidades de uma nova ocupação e renda extra para os inscritos.
Entre as ações promovidas pelo projeto A Arte Gerando Renda, que tem o objetivo de aumentar a renda dos alunos e inseri-los no mercado de trabalho da estética e artes cênicas, destaca-se a reserva de 10% de todas as vagas para pessoas pertencentes ao grupo LGBTQIA+. Tal ação teve início em 2018, quando diversas alunas trans começaram a procurar os cursos, quando o projeto era realizado na Rocinha. As próprias alunas buscavam melhores condições financeiras e mostraram a todos que suas vidas ia muito além dos estereótipos atribuídos a elas, de que o público trans vive margem da sociedade. A grade de cursos inclui maquiagem social e artística, tranças e turbantes, artesanato, decoração de nas unhas e fantasias e adereços.
O projeto A Arte Gerando Renda já transformou vidas por onde passou. Uma das pessoas, que pôde ver a transformação acontecer, foi Camila Barcellos, de 46 anos e moradora de Belford Roxo. Contratada, em 2014, como professora de artesanato, foi durante o projeto que conheceu o amor de sua vida, Leilane Barcellos, de 35 anos, que fazia as oficinas de maquiagem artística e fantasias e adereços.
"Estive por nove anos na ONG Favela Mundo e nessa trajetória de várias comunidades por onde a gente caminhou, encontrei o grande amor da minha vida. Hoje estou casada e ganhei uma família linda. Fazer parte do projeto foi uma experiência maravilhosa, não só para mim. Lembro de alunas que tinham depressão e faziam minhas aulas como terapia. O que a Favela Mundo faz é muito fantástico, é a realização de sonhos, terapia, acolhimento e a chance de uma adquirir uma profissão", expressou Camila.
Em junho celebra-se o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, que busca levar conscientização e fortalecer essa luta em todo o país. Segundo estudos, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT'S no mundo e nadando contra essa corrente que destrói vidas, a ONG Favela Mundo, através do A Arte Gerando Renda, leva esperança para essas pessoas que lutam para serem vistos como pessoas capazes e dignas de viver uma vida plena.
13 ANOS DE SUCESSO DA FAVELA MUNDO
Trabalhando o empreendedorismo, e a mediação de conflitos através das artes e da cultura, a ONG Favela Mundo tem muito o que comemorar em seus 13 anos de existência. A organização não governamental é a única no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. O Favela Mundo também já representou o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três deles na Organização das Nações Unidas.
Mais de 6 mil pessoas já foram capacitadas nos cursos do A Arte Gerando renda e em torno de 12 mil crianças e jovens já participaram do projeto que deu nome à entidade Favela Mundo, que realiza oficinas gratuitas de teatro, música e danças, no contraturno escolar.