O espetáculo musical "Acordes do Kanto Brasileiro e Ritmos Contemporâneos", premiado no FOCA II - Fomento a Cultura Carioca, realizado pelo Meu Kantinho Centro de Cultura, se apresentará de forma gratuita, no próximo domingo (23), às 11h, Arena Jovelina Pérola Negra, localizada na Pavuna, Zona Norte do Rio.
Com a finalidade de fomentar a importância do apoio à formação musical, democratizar o acesso à cultura, capacitar novos talentos e promover a Zona Norte como polo de produções musicais, o projeto Meu Kantinho promove a integração através da diversidade cultural e da sinergia de diversas comunidades da cidade.
Na abertura do espetáculo haverá a participação especial das Matriarcas do Samba. Nilcemar, neta de Cartola; Geisa, filha de Zé Kéti; Vera de Jesus, neta de Clementina; e Selma, filha de Candeia, se juntam para honrar seus ancestrais e prestigiar o evento com suas músicas, encantos e histórias.
O Regional MK, que enaltece o choro e composições genuinamente brasileiras, é formado pelos professores do Meu Kantinho. Para promover a integração de ritmos com a atemporalidade da música instrumental e a modernidade da música eletrônica, a Camerata Popular, formada pelos alunos do Meu Kantinho, receberá, para uma participação especial, o DJ Lekke, oriundo do projeto social CUFA.
A apresentação projeta uma mistura única e diferente de violino, violões, flautas, percussão, contrabaixos e outros instrumentos da orquestra, combinados com batidas eletrônicas e efeitos sonoros do DJ Lekke. O arranjo exclusivo enaltece um clássico da música brasileira, "Trenzinho Caipira" (Villa Lobos), inspirado no movimento de uma locomotiva junto aos instrumentos da Camerata. Essa música representa a transição do rural para o urbano e do tradicional para o moderno. Além disso, a apresentação também contará com a música "Kanto Verde" (Fabio Brasil), uma composição exclusiva em homenagem ao Meu Kantinho Centro de Cultura, que desperta a importância da conscientização ambiental. A sincronia entre a orquestra e o DJ promete envolver o público em uma atmosfera de celebração da música.
A participação da Camerata Popular Meu Kantinho é socialmente relevante, pois os alunos moram na região da Leopoldina, área periférica da zona norte do Rio de Janeiro com alto risco de vulnerabilidade social. Nesse projeto, terão a oportunidade de vivenciar o protagonismo nas apresentações e mostrar ao público presente que a música tem o poder de criar emoções, transmitir mensagens, contar histórias e unir pessoas e ritmos de diferentes culturas.O evento também contará com a participação do grupo Regional MK, formado pelos professores do Meu Kantinho Centro de Cultura. Ana Cláudia Clovis, produtora executiva do projeto, destaca a importância da participação dos jovens no projeto: "Queremos mostrar aos nossos alunos e ao público que a música tem o poder de transformar, emocionar, contar histórias, integrar gerações e ritmos de diferentes culturas".
Serviço:
Local: Arena Jovelina Pérola Negra
Endereço: Praça Ênio S/N - Pavuna - Rio de Janeiro
Data: 23 de julho de 2023, a partir das 11h da manhã
Entrada: Livre - Ingressos gratuitos no site: www.sympla.com.br