Um imóvel histórico no Rio de Janeiro, fechado desde 2021, deve ser tornar um grande centro cultural. A Casa de Afonso Arinos, localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, está sendo negociada entre prefeitura e Ministério da Cultura, que pretende transformá-la no Museu da Literatura Brasileira, com acervo de mais de 150 escritoras e escritores brasileiros, que estão sob a guarda a Fundação Casa de Rui Barbosa.
De acordo com o Ministério, as negociações entre as áreas técnicas de patrimônio das instituições envolvidas estão em curso, e devem levar ao cancelamento do leilão do imóvel, marcado para o próximo dia 21.
Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, explica que o espaço passará por reformas antes de começar a funcionar. E dá mais detalhes sobre o acervo que vai ser exibido.
Afonso Arinos foi jurista, político, historiador, professor, ensaísta e crítico brasileiro. Autor da Lei Afonso Arinos contra a discriminação racial, em 1951. Ele ocupou a Cadeira 25 da Academia Brasileira de Letras. Alexandre Santini destaca que era desejo de Arinos que a casa se tornasse um espaço cultural.
Alexandre Santini acrescenta que outros projetos podem ocorrer na Casa, como aulas de mestrado da Fundação, além do retorno da biblioteca de Afonso Arinos para o local, neste momento guardada na Procuradoria Geral do Município. Ele também destaca a importância da Casa.
Ainda não há uma previsão de data para o início das atividades. A Casa de Afonso Arinos também foi o espaço onde começou a ser gestada a Constituição Cidadã de 1988, que neste mês completa 35 anos.