A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Subprefeitura da Grande Tijuca, com a parceria de outros órgãos municipais como Comlurb e Secretaria Municipal de Saúde, realizaram neste sábado (21), um "Dia D" no Alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade. O objetivo foi combater a proliferação de mosquitos na região.
As equipes do Programa Guardiões dos Rios fizeram a limpeza com a escovação das pedras, onde há a maior concentração dos borrachudos.
“O programa Guardiões dos Rios é uma alternativa eficaz para tratar os canais que cortam a cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, temos 267 rios dentro do município que precisam de intervenção humana para o desassoreamento, remoção dos rejeitos e resíduos sólidos. Mas o Programa vai além e promove também educação ambiental nas localidades próximas aos leitos dos rios”, explicou Tainá de Paula, secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro.
A Comlurb atuou com a remoção de resíduos, além do corte de vegetação dos rios Gávea Pequena e Cachoeira. Já a equipe da Secretaria Municipal de Saúde fez uma busca de possíveis focos de dengue na região.
"Essa é uma grande ação integrada nos rios Cachoeira e Gávea Pequena para combatermos esses mosquitos, mas de forma correta, sem agredir ao meio ambiente. Os moradores das comunidades Mata Machado, Tijuaçu, Maracaí e Furnas serão beneficiados com esse trabalho tão importante no Alto da Boa Vista", destacou Felipe Quintans, subprefeito da Grande Tijuca.
Sobre o Programa Guardiões dos Rios
O Programa Guardiões dos Rios possui, ao todo, 141 frentes, sendo 60 bairros atendidos, abrangendo todas as áreas de planejamento (AP) do município do Rio de Janeiro. São aproximadamente 150 km de extensão atendidos pelo programa, que conta com seis pessoas em cada equipe de trabalho.