Foram anunciados os vencedores do Prêmio do ETA Festival - INsquetes de Teatro Acessível, realizado pela Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, ONG idealizada e criada há 21 anos pela jornalista Claudia Werneck, referência nacional e internacional em cultura acessível. Em cerimônia transmitida pelo YouTube da Escola de Gente, no último dia 21, foram conhecidos os INsquetes premiados em oito categorias.
A noite de premiação contou com abertura do espetáculo ‘Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho’, com direção de Carolina Godinho, do grupo “Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade”, que se tornou o primeiro espetáculo online do Brasil com acessibilidade plena em todas as apresentações. Na cerimônia de premiação e entrega dos troféus, participaram Elisabete Moreira, do Instituto Cultural Vale, o Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, a Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella, e o assessor de participação social e diversidade da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Meireles.
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o ETA é o primeiro festival online de teatro do Brasil com plena acessibilidade. E foi também o primeiro edital patrocinado por Lei Rouanet lançado em 14 formatos acessíveis, incluindo vídeo com Libras, audiodescrição e legenda, que foi disponibilizado no hotsite do ETA Festival!, no YouTube e no aplicativo de cultura acessível da Escola de Gente, o VEM CA.
Foram 138 inscrições de 17 estados de todas as regiões do Brasil e também de Portugal. Os 24 INsquetes foram apresentados em transmissão ao vivo entre os dias 19 a 23 de setembro. Em apenas dez dias foram computados 25.491 votos de todas as partes do Brasil.
A equipe do júri foi composta por oito pessoas: Alice Demier, diretora de teatro e audiovisual; Bosco Brasil, dramaturgo e roteirista; Claudio Nascimento, presidente do Grupo Arco- Íris Cidadania LGBTI+; Felipe Monteiro, consultor em acessibilidade e audiodescrição; Galba Gogóia, atriz e roteirista; Leandro Lamas, ator do grupo Os Inclusos e os Sisos; Luciana Viegas, fundadora e diretora executiva do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam; Rosane Lowenthal, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e conselheira consultiva da Escola de Gente.
Os premiados
Os prêmios de melhores INsquetes ficaram com ‘O único homem negro na sala’, do Allweart, de São Paulo, e ‘Oposto de Nítido: pardo’, do grupo Café com Leite, de Campinas. As menções honrosas do júri foram para ‘Quem vê close não vê corre’, da dupla Elaine Sampaio e Fabiano Campos, de São Paulo, e ‘Vaga de Idoso’, de Luana Fernandes, também de São Paulo.
O melhor INsquete escolhido pelo Júri Popular foi ‘Vaga de Idoso’, de Luana Fernandes, de São Paulo. O prêmio de melhor conjunto visual ficou com ‘Céu VYP’, de Talita Borges Vicari, de São Paulo. A melhor trilha sonora foi de ‘Qual é o meu papel?’, do Grupo Akoma, do Rio de Janeiro.
E o INsquete vencedor do prêmio melhor dramaturgia ficou com ‘O único homem negro na sala’, do Allweart, de São Paulo. A melhor direção foi para ‘Seja meus olhos’, do Coletivo Palco que Pariu, do Rio de Janeiro. Já o prêmio especial do júri foi para ‘Agatha Preta’, do Coletivo BaobAfro, de São Paulo. Os prêmios de melhor atuação foram para Sofia Inati, do INsquete - Oposto de Nitido: pardo, do grupo Café com Leite, de Campinas, e Jhonata Almeida, do INsquete Griôt, da Cia Café com Pão de Teatro, de Campina Grande, Paraíba.
Todos os INsquetes premiados nas categorias receberam um total de R$ 50 mil, além do troféu exclusivo ETA Festival! criado pelo designer Beto Werneck e feito com madeira de reflorestamento.
Melhor INsquete
- O único homem negro na sala | Allweart
- Oposto de Nítido: Pardo | Coletivo Café com Leite
Melhor INsquete Júri Popular
- Vaga de Idoso | Luana Fernandez
Melhor Direção
- Seja meus olhos | Coletivo Palco que Pariu
Melhor Dramaturgia
- O único homem negro na sala | Allweart
Melhor Atuação
- Jhonata Almeida | Griôt - Cia Café Com Pão de Teatro
- Sofia Inati | Oposto de Nítido: Pardo - Coletivo Café com Leite
Melhor Conjunto Visual
- Céu VYP | Talita Borges Vicari
Melhor Trilha Sonora
- Qual é o meu papel? | Grupo Akoma
Menção Honrosa
- Quem vê close, não vê corre! | Fabiano Campos
- Vaga de Idoso | Luana Fernandez
Prêmio Especial do Júri
- Agatha Preta | Coletivo BaobAfro