Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon), em ação conjunta com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária de Zoonoses e Inspeção Agropecuária do Rio (IVISA-RIO), após informações passadas pelo Disque Denúncia (2253-1177), deflagaram uma ação integrada fiscalizatória em uma indústria de produtos alimentícios, situada no bairro de Bonsucesso, na Zona Norte. A unidade é destinada à fabricação e envasamento de xarope de guaraná, frutas congeladas, polpa de frutas congeladas e de preparo de açaí. A denúncia indicava que o local possuía condições precárias de higiene e limpeza.
No local, os agentes constataram que havia a fabricação clandestina de xarope de guaraná, havendo ainda matéria prima e insumos sem identificação de origem e procedência, além de produtos vencidos misturados a outros na validade. Também foi constatada a ausência de condições sanitárias para produção, totalizando uma tonelada e meia de produtos impróprios para o consumo que foram descartados.
Os peritos do serviço de perícias da Cidade da Polícia (SPCID-ICCE) constataram as irregularidades. Dois responsáveis pelo local foram detidos em flagrante pela prática de crimes contra as relações de consumo e levados para a sede da DECON. Eles ficaram presos pela prática de crimes contra as relações de consumo.
Quem tiver informações sobre locais de fábricas clandestinas, denuncie de forma anônima ao Disque Denúncia pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ