Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mês da Consciência Negra

Artista doa acervo de exposição sobre mulheres africanas para instituições que preservam história da cultura Afro no Rio

Acervo contém obras realizadas a partir de uma viagem de Andréa Bretas para a África


Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (20), a artista Andréa Bretas, reconhecida internacionalmente por diversos prêmios, vai doar ao Museu da História e da Cultura Afro Brasileira (MUHCAB) e ao Instituto de Instituto e Memória Pretos Novos (IPN), no Rio de Janeiro, parte de seu acervo, que contém obras realizadas a partir de uma viagem para a África.


No continente, a carioca mergulhou em um tema sensível e que afeta boa parte das mulheres que vivem na região: a mutilação genital feminina. De acordo com a Unicef, ainda hoje, cerca de três milhões de meninas são submetidas aos procedimentos violentos antes de completar quinze anos. Os trabalhos que falam sobre a temática foram destaque na exposição “Pranto”, realizada no início deste ano no Centro Cultural dos Correios.

O MUHCAB e o IPN ficam localizados no bairro da Gamboa, na Zona Portuária do Rio. Inclusive, sobre o primeiro espaço, é a primeira vez que o museu está sob uma gestão feminina, com Sinara Rubia, mestra em relações étnico-raciais, à frente das atividades.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!