A Justiça determinou, neste sábado (18), que a companhia responsável por fornecer energia elétrica no Rio, a Light, promova imediatamente os reparos necessários no bairro da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, bem como o restabelecimento do serviço, no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária.
Após as reclamações sobre a falta de luz na Rocinha, que chegam há 8 dias, a Defensoria do Rio, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), entrou com uma ação coletiva cobrando o direito de milhares de consumidores prejudicados com a interrupção do serviço de luz e, também, pela informação clara e adequada não realizada até o momento.
A onda de calor que assola o Rio de Janeiro, com previsão de temperaturas e sensação térmica alarmates, é um fator que potencializa a necessidade da regularização do acesso adequado à energia elétrica e água, que acarreta diversos danos de ordem material e moral às consumidoras e consumidores da região.
– Em uma situação de calor extremo, deixar o povo da comunidade da Rocinha há tantos dias sem luz é um tratamento desumano contra a população vulnerabilizada que a Defensoria Pública não poderia aceitar calada – disse o coordenador do Nudecon, Eduardo Chow de Martino Tostes.