A comunicação é a espinha dorsal que sustenta as interações humanas, sendo um elemento crítico para a vida em sociedade. Nesse contexto, a atuação do fonoaudiólogo surge como uma peça-chave na garantia e aprimoramento dessa habilidade fundamental. Por isso, esses profissionais tem uma data para chamar de sua: o dia do fonoaudiólogo é comemorado neste sábado (09) para homenagear os profissionais responsáveis por todo o cuidado, estudo e prevenção da linguagem humana. Segundo a fonoaudióloga Ester Cleisla, “o ser humano foi criado para viver em sociedade e parte fundamental para que essa relação seja bem sucedida é a comunicação”.
O fonoaudiólogo, especialista em diversos aspectos da comunicação humana, desempenha um papel muito importante ao abordar a linguagem oral e escrita, fala, voz, audição, além das funções responsáveis ??pela deglutição, sucção, respiração e mastigação. Ester destaca que a atuação desse profissional engloba pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área de comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como o aperfeiçoamento dos padrões de fala e voz.
Ester Cleisla, Fonoaudióloga. Foto: Divulgação
Um aspecto notável do trabalho do fonoaudiólogo é sua personalidade ao poder atuar em todas as fases da vida, desde o recém-nascido até o idoso. Esse amplo escopo de intervenção ressalta a importância desse profissional em diversas situações e contextos, evidenciando seu impacto positivo na qualidade de vida das pessoas.
Uma comunicação eficaz é essencial para o desenvolvimento humano, a aprendizagem, a participação social e a construção de relacionamentos saudáveis. O fonoaudiólogo, ao lidar com aspectos tão abrangentes da comunicação, desempenha um papel insubstituível na promoção da saúde auditiva e vocal, na correção de distúrbios da fala e na melhoria geral da comunicação interpessoal.
"Em um mundo cada vez mais interligado, a valorização do trabalho do fonoaudiólogo é de suma importância para garantir que todos tenham acesso a uma comunicação plena e eficaz. A sociedade, ao considerar e apoiar a importância desse profissional, contribui para a construção de um ambiente mais inclusivo e colaborativo", conclui Ester.