Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Dias melhores virão

Plano habitacional é a esperança para moradores do Parque Everest

Comunidade em Inhaúma será contemplada com casas populares em área onde ficava um campo de futebol


Foto: Emerson Rocha/Superintendência Regional de Inhaúma

Após uma intensa batalha na justiça, os moradores da comunidade Parque Everest, em Inhaúma, na Zona Norte do Rio saíram vitoriosos com a decisão 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Por maioria de votos, foi aceito o pedido do Prefeito Marcelo Crivella em poder utilizar o terreno municipal, que atualmente está cedido pela Prefeitura do Rio ao Everest Atlético Clube, para a construção de um conjunto habitacional para a comunidade. A decisão foi proferida na última quinta-feira (21).

Assim que a sentença tornou-se conhecida, o "Portal Eu, Rio!" tentou insistentemente conversar com alguém ligado ao clube, mas até esta segunda-feira (25) ninguém quis comentar sobre a decisão que  permite a construção de um plano habitacional na área. A expectativa é que mais de 400 famílias atingidas pelas fortes de chuvas de fevereiro de 2018 recebam um novo imóvel construído através do programa "Minha Casa, Minha Vida".

Abandono e ausência de competições oficiais 

Sob condição de sigilo algumas fontes disseram ao "Portal Eu, Rio!" que os eventos que ainda existiam no clube não tinham ligação alguma com o futebol. A única fonte de renda era o aluguel do salão para bailes funk, aniversários e outros eventos. E segundo pesquisa feita no site da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Fferj), não há qualquer registro de atividade ligada ao futebol que o Everest exerça no momento, nem mesmo em torneios amadores que contam com o apoio da entidade.

A última notícia que se tem sobre alguma atividade profissional do Everest foi uma goleada sofrida para a Portuguesa por 11 a 0 em um jogo-treino realizado em 27 de fevereiro de 2015. Antes disso, o time foi vice-campeão do Torneio Amistoso de 2014, competição realizada pela Fferj para times que não disputaram nenhuma das séries do futebol profissional no estado. A conquista à época foi do Imperial, de Petrópolis, na Região Serrana.

Superintendente celebra vitória na justiça

O Superintendente Regional da Grande Inhaúma, Romildo Jucá, comemorou o resultado e enalteceu o trabalho do Procurador do Município, doutor José Marcos, que conseguiu a vitória, mesmo com o voto contra da relatora e presidente do caso, a desembargadora Denise Levy Tredler.

"A gente já previa que conseguiria esse resultado positivo. O prefeito Crivella não mediu esforços para isso. Nosso procurador está de parabéns. Agora essas famílias que tanto sofreram e perderam bens com as chuvas, vão poder sonhar com a nova moradia. Elas estão sendo assistidas pelo programa de Aluguel Habitacional Temporário, mas nada como ter as chaves da residência própria", disse Jucá.

Com a decisão, o terreno que antes estava caracterizado como área não edificante, já está garantido para a abrigar o conjunto habitacional para os moradores do Parque Everest, que tiveram suas casas condenadas pela Defesa Civil. O preparo para as obras já começou através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (SMIH). Uma empresa foi contratada para retirar pequenas construções às margens do Rio Faria Timbó, o que impossibilitava o desassoreamento naquele trecho. 


Everest Inhaúma Plano habitacional Zona Norte

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!