O principal alvo da Operação Tio Oculto, deflagrada pela PF (Polícia Federal) contra o tráfico internacional de drogas nesta terça-feira (26), foi preso em um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Conhecido por Tio, Rene Mata Vela tem longo histórico de atuação. Já foi preso nos Estados Unidos, Argentina e no próprio Brasil, onde chegou a ser expulso e retornou após conseguir revogar o decreto de expulsão.
O traficante usava a esposa Maria Selma Novais para abrir negócios com o dinheiro do tráfico, dentre os quais, lanchonetes no Barra Shopping e no Shopping Metropolitano. Ela também foi presa.
A Operação Tio Oculto investiga esquema de lavagem de dinheiro relacionado ao tráfico internacional de drogas que acontecia desde 2016. Os policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nos estados do Rio de Janeiro e Paraná.
A investigação identificou que diversas empresas do ramo alimentício foram constituídas nos referidos estados para lavar dinheiro do tráfico. A organização também constituiu empresas no Paraguai.