TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Vale aciona sirenes de forma protocolar em cidades de Minas Gerais

Nível das barreiras subiram de 2 para 3

Por Leonardo Pimenta em 28/03/2019 às 10:26:06

Foto: Divulgação

A Companhia Vale realizou, na noite desta quarta-feira (27), nas cidades de Minas Gerais próximas às barragens B3/B4, em Macacos, Forquilhas 1 e 3, em Ouro Preto, um procedimento protocolar de segurança de acionamento das sirenes para informar a mudança de nível das barreiras de 2 para 3. Segundo o coronel da Defesa Civil de Macacos, Flávio Godinho, a empresa é obrigada a tocar a sirene quando ocorre uma mudança elevada no nível de segurança. Flávio esclarece que, quando ocorre um alerta máximo para o risco de rompimento, as pessoas que estão nas zonas de auto salvamento devem sair desses locais por precaução.

A medida foi tomada pela Vale, após a empresa de auditoria contratada informar que, no dia 31/03, não irá renovar a certificação de segurança das barreiras B3/B4 e Forquilhas 1 e 3. Os auditores recomendaram aumentar o nível de 2 para 3.

Cerca de 250 moradores que residem na zona de auto salvamento já haviam sido remanejados por precaução no dia 16 de fevereiro para hotéis e pousadas de regiões próximas.

As barragens B3/B4, da Mina Mar Azul, da Vale, são localizadas em Macacos, cidade de Nova Lima, em Belo Horizonte. Segundo moradores de Nova Lima, a Defesa Civil tinha informado que a sirene tocaria às 21h, porém só foi acionada às 23h50.

Já as barragens Forquilha I e III, da Vale, em Ouro Preto, que ficam na região central de Minas Gerais e fazem parte do plano de descomissionamento, tiveram as sirenes acionadas às 20h.

O coordenador do comitê de respostas da Vale, Marcelo Klein, fez uma coletiva tranquilizando a população de Macacos e Ouro Preto sobre a elevação de barragens do nível 2 para o nível 3 e o acionamento de sirenes.

“Esclareço que não há anomalia nessas barragens, porém elas não receberam a renovação da certificação das empresas auditoras devido a uma elevação nos parâmetros para níveis extremos de segurança. A Vale adotará as medidas necessárias, junto à Defesa Civil, para orientar os moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) dessas regiões e prepará-los, com treinamentos e simulado de evacuação.”

A Defesa Civil estará realizando, nos próximos dias, com os moradores dessas regiões, um treinamento de evacuação para o caso de rompimento de algumas dessas barragens.  

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.