Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sugestão do leitor

Moradores da Rua Maestro José Botelho, em Niterói, reclamam de vazamento de esgoto

Pedestres correm risco de atropelamento para evitar pisar em buracos e na sujeira do local


Foto: whatsapp do portal

Os moradores da Rua Maestro José Botelho, no bairro Vital Brasil, em Niterói, estão reclamando do despejo irregular de esgoto e de problemas no calçamento em frente ao número 160. Segundo alguns moradores do condomínio “La Fraternité”, o vazamento de esgoto é antigo e vem de uma casa próxima. O problema ainda gera transtornos para os pedestres que acabam passando próximo aos carros para se desviarem dos buracos e da sujeira do esgoto.    

“O vazamento de esgoto vem de muitos anos e é de uma casa aqui em frente. Nós somos obrigados a passar pelo meio da rua para não pisar no esgoto e nem cair nos buracos da calçada. Já teve gente aqui que quase foi atropelada por causa disso”, disse um dos moradores do condomínio “La Fraternité”.”

O Portal Eu, Rio! entrou em contato com a Prefeitura de Niterói, com a Companhia de Saneamento Águas de Niterói e com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A Prefeitura de Niterói respondeu em nota que “o Departamento de Fiscalização de Posturas enviará uma equipe ao local para analisar a situação e, se for o caso, intimar os proprietários para que façam o reparo das calçadas”.

A Companhia Águas de Niterói, em nota, disse “que enviou hoje, dia 28/03, uma equipe técnica ao local e, após vistoria, foi identificado um problema interno no imóvel, que é responsabilidade do cliente. Vale ressaltar que esse cliente está interligado à rede coletora de esgoto, disponibilizada pela concessionária”.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) respondeu que possui um termo de cooperação técnica firmado entre o Instituto e a Concessionária Águas de Niterói e que gerou o projeto “Se Liga”, criado com o objetivo de diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara, nos rios, no solo e nas lagoas de Niterói.

Segundo o Instituto, a concessionária repassa à Superintendência Regional da Baía de Guanabara do Inea um levantamento prévio dos imóveis que não possuem conexão com a rede coletora. Os proprietários dos imóveis são qualificados e notificados pelo Inea a se adequarem em até 60 dias, conforme o Decreto Estadual nº 41.310/2008.

O Inea informou ainda que cerca de 1.696 imóveis do município de Niterói já se conectaram à rede de esgoto sanitário, após terem sido notificados pela Superintendência. Com isso, menos 559.680 litros/dia de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados de forma inadequada. 

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!