Um grupo com 46 moradores da comunidade do Cesarão, em Santa Cruz, teve a oportunidade de visitar, na última quarta-feira (6), o BioParque do Rio, em São Cristóvão. O passeio foi promovido pelo projeto Turistando com a Comunidade, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Seac).
– Nosso objetivo é aproximar os moradores desses espaços, que muitas vezes são inacessíveis, proporcionando experiências culturais e educativas em locais emblemáticos da cidade – destacou o secretário de Ação Comunitária, Ricardo Abrão.
Na visitação guiada, que durou cerca de uma hora e meia, os moradores exploraram as diversas atrações do BioParque, como a Ilha dos Primatas, a Savana Africana, a Vila dos Répteis, o Jardim de Burle Marx e a Alameda Macaco Tião. Eles também admiraram mais de 140 espécies existentes no local. O passeio foi enriquecido com conhecimentos sobre fauna, flora e conservação ambiental. O parque foi reinaugurado em 2021, em uma concessão da Prefeitura do Rio com o Grupo Cataratas.
Uma das visitantes, Elizangela Lima, de 42 anos, expressou sua felicidade ao retornar ao local depois de 20 anos:
– Estou amando. Quando estive aqui, anos atrás, era completamente diferente. Achei muito bom. Muita gente tem vontade de vir, mas não tem acesso. Estou feliz por esse resultado e por esse benefício.
Outra integrante do grupo, Alessandra Castro, de 46 anos, ficou fascinada com o espaço:
– Uma experiência fantástica, é muito bacana, muito legal conhecer lugares novos. Adorei a forma como as pessoas podem interagir com os animais e como está organizado. É muito importante proporcionar passeios como esse.
O Turistando com a Comunidade já promoveu 277 visitas guiadas a pontos turísticos do Rio, beneficiando 5.555 pessoas de 119 favelas e comunidades com baixos índices de desenvolvimento social.
O BioParque
Localizado dentro do Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, o BioParque foi reinaugurado em 2021 pelo prefeito Eduardo Paes, em parceria com o Grupo Cataratas. O local, que antes era o antigo zoológico, foi remodelado e apresenta um conceito de zoo contemporâneo na área de 60 mil metros quadrados, priorizando o bem-estar dos animais e a conservação das mais de 140 espécies presentes.
O BioParque do Rio de Janeiro funciona diariamente, das 9h às 17h. A venda de ingressos é feita exclusivamente no site do parque.