A peça infantil "Casa Caramujo", vencedora dos prêmios CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro Infanto-juvenil), Zilka Salaberry e Botequim Cultural de Melhor Espetáculo de Formas Animadas e Melhor Ator (Marcio Nascimento), estará nesta domingo (24) em São Gonçalo, no Teatro Panorama.
No ano de sua estreia, o espetáculo recebeu mais de vinte Indicações a prêmios. Desde então, vem percorrendo diversas cidades brasileiras em temporadas, turnês e circulações. Mais uma vez, a peça retorna ao Rio de Janeiro para uma circulação, através da Lei Paulo Gustavo.
Casa Caramujo
"Casa Caramujo" é um espetáculo para crianças e famílias. Experimenta múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica e teatro negro) abordando, de maneira lúdica, um dos temas mais delicados para se tratar com crianças e adolescentes: a morte.
A peça coloca as crianças em contato com fatos irreversíveis no mergulho do desconhecido. Com texto de Gustavo Paso, inspirado por uma narrativa de tradição oral escocesa do século XI, o espetáculo aborda o ciclo da vida, fazendo uma contextualização com simbologias que explicam que a continuidade depende necessariamente do convívio com a morte.
Sinopse
Um caramujo resolve tomar um banho no Rio Perequê (Paraty) e deixar sua casa “esperando” na beira do píer. O que ele não esperava é que houvesse um entrevero que iria resultar na desgraça de sua vida. Jonas, um menino que morava sozinho com sua mãe, acorda num outro canto da cidadezinha e tem a surpresa de ver que ela está adoentada. Ligeiro como um raio, corre até a cidade para buscar um médico.
No caminho, percebe que não está sozinho. Uma senhora de preto se aproxima e pede informações sobre sua mãe. Jonas entende que está de frente para a "Dona Morte"! Então, ele se coloca em posição de ataque e a enfrenta. Num movimento rápido, tira sua foice e consegue ameaçá-la. Fugindo dos ataques, ela vai ficando incrivelmente pequena. Nisso, Jonas consegue pegá-la pelo pescoço e aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo.
Com isso, a casinha do caramujo foi para no fundo do rio Perequê com a morte dentro. Quando Jonas retorna para casa, encontra sua mãe bem. Mas, aos poucos, todos os moradores da cidade começam a se deparar com um fato: ninguém consegue mais colher frutos, quebrar ovos, ao pescar os peixes não morrem, as verduras também não saem da terra. Assim, todos compreendem que NADA MAIS MORRE.
Aprisionada, a morte deixa de agir e ninguém mais consegue se alimentar, quebrando, assim, o ciclo da vida. O menino, então, precisa mergulhar no fundo das águas e resgatar a " Dona Morte" para a vida voltar ao normal.
Ficha Técnica
Elenco
Luciana Fávero, Marcio Nascimento, Farley Matos, Vinicius Cattani e Tatiana Sobral
Texto e Direção: Gustavo Paso
Trabalho de Formas Animadas: Gustavo Paso e Eduardo Andrade
Figurinos: Luciana Falcon Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Fundo do mar: Eduardo Andrade e Gustavo Paso Adereços
Cenográficos: Gabriela Castro
Direção Musical: Andre Poyart
Direção de Produção: Luciana Fávero
Bonecos: Marise Nogueira, Marcio Newlands, Liliane Xavier, Jorge Allen, Rita Spiere e Eduardo Andrade
Realização: CiaTeatro Epigenia
Serviço
Local: Teatro Panorama (Rua Odete Sampaio, 151, São Gonçalo)
Data: Domingo, 24 de março, às 11h - gratuito - para público em geral
Data: Segunda, 25 de março, às 10h e 14h - gratuito - para escolas pré agendadas
Duração: 55 minutos
Classificação: Indicado para maiores de 06 anos Capacidade: 160 lugares
Obs: para a sessão de domingo, retirada do ingresso na semana do evento, na bilheteria. Informações: 27250364 - 998526573
Agendamento escolar: Enviar whatsapp para 21974216253
Para os alunos que assistirem a apresentação através das escolas agendadas, a produção combinará com os responsáveis da turma a coleta do desenho, poesia, manifestação artística sobre a experiência com a peça e a arte será mostrada na Exposição Virtual do Público Casa Caramujo, no Instagram da Cia.
Site da Cia: www.epigenia.art
Instagram: @ctepigenia