O governador Wilson Witzel inaugurou nesta quarta-feira (3) o Trecho 1 do Tronco Coletor da Cidade Nova, estrutura do novo componente do sistema de esgotamento sanitário do estado do Rio de Janeiro e que vai contribuir para a despoluição da Baía de Guanabara.
Segundo o governador, a ampliação da rede coletora da Cidade Nova evitará o despejo de 100 mil litros de esgoto in natura na Baia.
O coletor tem 3,8 quilômetros de extensão e redireciona 350 litros de esgoto por segundo para a Estação de Tratamento de Esgoto Alegria. Este material era lançado no Canal do Mangue.
Uma rede subterrânea instalada entre cinco e 19 metros de profundidade e sua capacidade equivale a 12 piscinas olímpicas de esgoto tratado. A obra atende cerca de 163 mil habitantes dos bairros do Centro, Cidade Nova, Catumbi, Rio Comprido, Estácio e Santa Teresa.
O governador fez um apelo ao presidente Bolsonaro e ao ministro Paulo Guedes para a obtenção de recursos de R$ 110 milhões para a conclusão da obra:
“É apenas uma parte do que precisa ser feito. A obra envolve mais de 100 milhões de dólares. O restante do financiamento depende da palavra final do ministro Paulo Guedes”, disse.
Witzel disse ainda que todas as exigências feitas pelo Comitê de Recuperação Fiscal do Estado foram cumpridas:
“Estamos comprometidos com a recuperação do Estado do Rio de Janeiro. Herdamos um déficit de 8 bilhões de reais. Nós estamos controlando de forma muito severa os gastos neste início de governo para cumprir a meta de superar este déficit”, disse.