TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Deputado e Governo dão início a parcerias para ressocializar presos e ajudar na reciclagem de plástico

A ideia tem parceria firmada com a Seap

Por Caroline Carvalho em 06/04/2019 às 11:00:15

Foto: Divulgação

Membro da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro(DC) firmou, nesta sexta-feira,5, a parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária para a ressocialização do preso através da disposição da mão-de-obra carcerária em uma indústria da reciclagem de plásticos.   

O objetivo com o convênio assinado é abrir caminho para que cada vez mais o detento tenha oportunidades e qualificação profissional, ao mesmo tempo, que estimula-se o empreendedorismo social fluminense. Segundo a Fundação Santa Cabrini, instituição do Governo do Estado que é responsável em promover atividade de trabalho aos presos, a meta é abrir espaço para que 5 mil presos sejam contemplados com a ressocialização. As próximas parcerias previstas são para a reforma de escolas públicas e agricultura, esta última com a pretensão de tornar o RJ autossuficiente no abastecimento de algumas frutas, como melão e melancia.

Ao todo, o sistema prisional abriga 52 mil detentos e somente com alimentação, gasta-se mensalmente R$ 24 a 30 milhões.

“O Governo do Estado traz um novo olhar ao detento, que precisa de ocupação e expectativa. O secretário Coronel Alexandre Azevedo tem a sensibilidade de entender que iniciativas assim causam impacto na vida dessas pessoas e é grande ferramenta para que não voltem à criminalidade quando saírem da cadeia. Além disso, é o caminho para que o detento custeie a própria detenção, deixando de ser considerado um gasto aos cofres públicos”, destaca o deputado Marcelo Cabeleireiro, que reforçou a importância do preso em semi-aberto ter um encaminhamento ao mercado de trabalho para não voltar a cometer crimes.

O projeto da Nova Plásticos deverá ser iniciado assim que sair o parecer jurídico do Complexo Gericinó, em Bangu, na zona oeste da capital, e pode beneficiar até 80 pessoas quando a produção atingir ao ápice. O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar do Combate à Tuberculose, HIV e Diabetes da Alerj, pretende aproveitar a boa recepção junto à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária para difundir prevenção e tratamento das doenças entre os prisioneiros e familiares. E, para a Comissão Especial de Acompanhamento, Promoção e Incentivo ao Desenvolvimento Econômico, Humano e Geração de Renda do Médio Paraíba, que Marcelo Cabeleireiro preside na Assembleia Legislativa, também iniciará negociação para convênios voltados à melhoria da infraestrutura das escolas do interior do Rio de Janeiro.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.