O desabamento de dois prédios por volta das 7h manhã desta sexta-feira (12) na comunidade da Muzema, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, deixou pelo menos dois mortos, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Há ainda três feridos que foram levados para o para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
Os Bombeiros seguem o local a procura das 17 pessoas que eles estimam que ainda possam estar desaparecidas. Também estão no local, equipes da Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, além de funcionários da Light e da Cedae. Além dos dois prédios que vieram abaixo, um terceiro ainda corre o risco de desabar.
De acordo com os moradores da região, desde as chuvas que caíram na cidade no começo da semana, havia uma preocupação com a integridade dos imóveis, muitos deles construídos de forma irregular segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, e que teriam ficado com suas estruturas danificadas na região que é controlada por milicianos.
Demolição impedida em dezembro
No final do ano passado, no dia 2 de dezembro a Prefeitura do Rio chegou a montar uma mega operação para demolir sete construções irregulares na região, mas uma liminar expedida pela juíza de plantão no dia anterior, Cristiane Teles Moura Marques impediu que isso acontecesse, conforme o Eu, Rio mostrou na época.