Junho é conhecido como o "Mês do Orgulho". Pensando nisso, a ONG Favela Mundo vai reservar 10% das vagas em suas oficinas para pessoas LGBTQIA+. A iniciativa visa promover a inclusão e a diversidade, garantindo oportunidades de formação profissional.
As vagas são para cursos voltados para o mercado da estética, carnaval e audiovisual. As formações incluem aulas de fotografia, vídeo, maquiagem social, maquiagem artística, tranças e turbantes, fantasias e adereços, decoração, alongamento de unhas e artesanato.
As aulas práticas terão duração de 10 semanas, sendo realizadas uma vez por semana a partir de agosto. Todo o material e uniforme serão fornecidos gratuitamente e não haverá taxa de inscrição. Ao término dos cursos, os participantes receberão certificados e estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho e gerar sua própria renda.
Camila Barcellos, moradora de Belford Roxo e aluna da ONG desde 2014, conta sua experiência com o projeto.
"Foi na Favela Mundo que encontrei o grande amor da minha vida. Hoje estou casada e ganhei uma família linda. Fazer parte do projeto foi uma experiência maravilhosa. O que a Favela Mundo faz é muito fantástico, é a realização de sonhos, terapia, acolhimento e a chance de adquirir uma profissão", enfatiza.
Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, afirma que a organização possui um compromisso com a inclusão e a diversidade.
"Desde que iniciamos as oficinas de formação profissional, em 2014, sempre buscamos ser inclusivos com todos os gêneros. A demanda de explicitar nossa inclusão também para pessoas trans surgiu de nossos próprios alunos, demonstrando a importância de reservar uma parte das vagas para esse público. Nossas atividades estão sempre de portas abertas para receber todas as pessoas com acolhimento e respeito", finaliza.
As inscrições começam no dia 1º de julho e as aulas serão oferecidas no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio, e no Morro da Babilônia, na Zona Sul. Para se inscrever, basta ter mais de 15 anos.