O Botafogo venceu o Fluminense no Clássico Vovó e assumiu a liderança temporária do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida saiu na cabeça de Bastos após cobrança de escanteio, no segundo tempo de jogo. Fábio fez grandes defesas, mas não foi suficiente para evitar a derrota do Tricolor, que com o resultado fica à beira do Z4.
O Botafogo soma agora 16 pontos e está em primeiro lugar na tabela de classificação, mas pode ser ultrapassado no decorrer desta oitava rodada. O Fluminense continua com seis pontos e é o 16º colocado, um a menos que o Criciúma, que joga na quinta-feira.
Chances claras, mas sem sucesso
Além de mandante, o Botafogo vem de quatro vitórias seguidas sobre o Fluminense. O Alvinegro iniciou a partida de olho na liderança da competição. Já o Tricolor precisava se afastar da zona de rebaixamento.
Em sua casa, o Botafogo criou as melhores chances na primeira etapa, dominando e atacando com perigo e velocidade, enquanto a zaga tricolor deixava espaço livre para o adversário.
Aos 21 minutos, Junior Santos desperdiçou uma chance incrível e a bola passou rente à trave. Minutos depois, Marquinhos cabeceou na trave e também quase marcou. O confronto começava a ficar equilibrado.
No fim do primeiro tempo, uma confusão rendeu cartão amarelo para Ganso e Tchê Tchê. O Camisa 10 tricolor reclamou da falta de fair play dos alvinegros quando Samuel Xavier ficou caído no gramado e o jogo correu.
Bastos marcou o gol da vitória
O segundo tempo teve início cadenciado, mas logo acelerou de novo. Botafogo voltou a dominar. Mas Fábio esteva muito bem na partida. Diniz teve que mexer no time. Saíram Ganso e Cano. Entraram Renato Augusto e Isaac. O Fluminense ficou mais ofensivo, porém ainda desarrumado.
Numa cobrança de escanteio do Botafogo, aos 21 minutos, Damián Suárez coloca a bola na cabeça de Bastos. O zagueiro alvinegro supera Marlon e Martinelli, acertando no canto do goleiro: 1 a 0 no Niltão.
Artur Jorge mexeu pela primeira vez aos 25 minutos, trocando Tiquinho por Óscar Romero. Depois tirou Luiz Henrique e botou Yarlei. Douglas Costa e Kauã Elias entraram no Fluminense. Quase no fim, Tchê Tchê foi substituído por Patrick de Paula.
A pressão tricolor nos últimos instantes não adiantou. O Botafogo foi mais cauteloso e jogou nos erros do Fluminense, buscando contra-ataques e segurando o resultado até o apito final.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 FLUMINENSE
Local: Estádio Nilton Santos, em Rio de Janeiro (RJ);
Gol: Bastos (21/1T)
Cartão Amarelo: Tiquinho Soares, Tchê Tchê, Damián Suárez (BOT); Martinelli, Ganso, Marcelo (FLU)
Data: terça-feira, 11 de junho de 2024
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP);
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP);
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC).
BOTAFOGO: John, Damián Suárez, Alexandre Barbosa, Bastos e Cuiabano; Marlon Freitas, Gregore e Tchê Tchê (Patrick de Paula); Luiz Henrique (Yarlei), Júnior Santos e Tiquinho Soares (Romero). Técnico: Artur Jorge
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Douglas Costa), Manoel (Alexsander), Marlon, Marcelo; Martinelli, Lima (Kauã Elias), Ganso (Renato Augusto); Marquinhos, John Kennedy e Cano (Isaac). Técnico: Fernando Diniz