A gestão do Parlamento Juvenil iniciou nesta segunda-feira (17), uma série de visitas a diversos municípios do estado. O objetivo dos encontros é a divulgação do início das inscrições para a 15ª edição do Projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) em parceria com Secretaria Estadual de Educação.
De acordo com o coordenador do projeto, o deputado estadual Danniel Librelon (REP), a 15ª edição do Parlamento Juvenil é uma boa oportunidade de conhecer melhor sobre a política no estado do Rio.
“No próximo dia 24 vamos iniciar a primeira etapa do projeto: as inscrições. Nela, é de suma importância que todos os jovens da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro tenham conhecimento do que é o Parlamento Juvenil e de como ele funciona. Por isso, é fundamental que realizemos visitas em cidades estratégicas que não tiveram representatividade nas edições anteriores”, destacou.
Natália Toledo, gestora do projeto, atentou que é fundamental continuar fomentando o protagonismo dos jovens na política.
“É necessário que o projeto seja cada vez mais divulgado, tornando-se um evento conhecido e esperado a cada ano pelos futuros deputados estaduais juvenis. O objetivo deste ano é que os 92 municípios tenham um representante. A Equipe Parlamento Juvenil tem o objetivo de alcançar os quatro cantos do estado”, garantiu.
A agenda começou na Escola Estadual Roberto Montenegro, em Angra dos Reis, na Costa Verde. O Diretor da unidade, Fellipe Pagano, avaliou sobre a relevância da participação dos estudantes no Parlamento Juvenil.
“Precisamos dar mais visibilidade ao projeto, que é de extrema importância, pois está trabalhando, desenvolvendo o senso crítico do aluno, sua cidadania e a preocupação com o meio em que vive, buscando sempre a melhoria. E nada mais justo, porque são eles que estão vivendo esse cotidiano, os problemas de suas cidades, do seu entorno. Assim, eles podem saber o que precisa ser melhorado e o que se deve buscar para que isso aconteça”, pontuou.
Em Paraty, a equipe do Parlamento Juvenil visitou o Colégio Estadual Almirante Alvaro Alberto. Diretora Adjunta da unidade, Marcia Vania Bernardo falou sobre a importância do Parlamento Juvenil.
“Primordial é que eles começem a ter voz. Acho que o projeto é uma abertura de oportunidade para nossos jovens, porque se a gente deixar, ficam somente a frente da tela, mas não participam ativamente. Portanto, o projeto faz parte dos processos de transformação deles”, afirmou.
Ainda essa semana, o Parlamento Juvenil passará por Sapucaia, Petrópolis, Cabo Frio, Maricá e Macaé.
O PROJETO
O programa é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio na rede pública estadual de ensino. Através desse programa, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc), cada uma das 92 cidades do estado pode ter o seu representante juvenil, que será eleito em um único turno, para viver uma experiência imersiva como deputado estadual por uma semana, com direito a formulação de projeto de lei e votação em Plenário.