O “Cultura Sem Fronteiras”, com exibição permanente no YouTube, reúne entrevistas com histórias inspiradoras, música, gastronomia, hábitos e costumes que reforçam a preservação da cultura e arte dos refugiados, migrantes e apátridas no Brasil. A terceira temporada do projeto de apoio a essa população traz uma nova edição do e-book “Refugiados e Migrantes – Gente como a Gente” com prefácio da escritora e novelista Thelma Guedes, que estará disponível a partir desta quinta-feira(27), às 19h, no site culturasemfronteiras.com.
Com curadoria de Ana Brites, o trabalho faz parte da luta pelo respeito à dignidade de todos, destacando a proteção das pessoas que são obrigadas a sair de seu país. O projeto Cultura Sem Fronteiras tem a participação de “protagonistas do ecossistema do refúgio no Brasil” em Rodas de Conversa.
Desde 1997, o Brasil tem uma das leis mais avançadas de recepção aos estrangeiros que obrigados a deixar os seus países estão vivendo longe do local de nascimento. Segundo informações do ACNUR/ ONU “mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas”.
- O nosso projeto é mais um alerta para o que acontece com essa gente que é forçada a sair de sua terra natal e nem sempre encontra o acolhimento e respeito à dignidade que as famílias merecem. Elas deixam para trás sua cultura, sua música, sua gastronomia... e vão morar em outro país em busca de um recomeço. Precisamos contribuir com esperança para os refugiados e migrantes em nosso solo brasileiro. Uma ação urgente em prol da causa como voluntário, doador ou multiplicador, dando apoio a quem precisa, e precisa muito – ressalta Ana Brites.
O projeto Cultura Sem Fronteiras se concentra no poder da inclusão e nas soluções para os problemas dessas pessoas que muitas vezes chegam sozinhas ou com suas famílias a um novo país, frequentemente sem dominar a língua. São forçadas a sair do seu território de origem em razão de conflitos ou perseguições. Com idealização e realização da Aloha Consultoria & Eventos o projeto é multiplataforma como um storytelling e utiliza vários recursos interativos apresentando o tema através de vídeos com histórias inspiradoras.
- Reúne dicas e informações valiosas que estimulam a empatia para acolher os refugiados, migrantes e apátridas em terras brasileiras, dando visibilidade e voz às instituições de acolhimento. As exibições das “Rodas de Conversa”, assim como todas as apresentações, são permanentes no canal do projeto no YouTube (Cultura Sem Fronteiras) – avisa a curadora.
Os talk shows contam com especialistas no assunto “Empreendedorismo Cultural gerando Protagonistas Refugiados e Migrantes” e “Capacitação e Empregabilidade restaurando a dignidade de Refugiados e Migrantes”. Convidados: Robert Montinard (cofundador da Mawon) e Bruna Amaral (Cofundadora da Toti Diversidade). O livro “Refugiados e Migrantes – Gente como a Gente", organizado por Ana Brites em formato digital estará também disponível gratuitamente para acesso de todos no @culturasemfronteiras.
SERVIÇO
3ª. Temporada do projeto Cultura Sem Fronteiras pelo YouTube no Canal Cultura Sem Fronteiras. Rodas de Conversa (talk shows) com a mediação de Ana Brites estão disponíveis no youtube.com/culturasemfronteiras:
• “Empreendedorismo Cultural Gerando Protagonistas Refugiados e Migrantes”
Convidado: Robert Montinard (Cofundador da Mawon)
• “Capacitação e Empregabilidade restaurando a dignidade de Refugiados e Migrantes” Convidada: Bruna Amaral (Cofundadora da Toti Diversidade)
Confiram o emocionante poema "Somos Todos, Gente". Os versos foram recitados por refugiados e migrantes de diversos países que moram no Brasil.
Assista: https://www.instagram.com/reel/CtvLu3Ag9mk/?igsh=MTVmdDJzeDhiZWVqbw==
Dia 27 de junho, quinta-feira
• Lançamento da nova edição do e-book “Refugiados e Migrantes - Gente com a gente” com todas as informações, depoimentos, vídeos e lista de instituições. Para baixar: culturasemfronteiras.com/ebook