Segundo a Pesquisa Game Brasil 2023, cerca de 70% dos brasileiros têm o hábito de se divertir com jogos eletrônicos, número em crescimento se comparado aos anos anteriores: 2020 (57,1%), 2021 (68%), 2022 (76,5%). Em um cenário de expansão do setor, especialmente com a sanção do Marco Legal dos Games - Lei 14.852/24 -, a Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro (RING) está avançando em direção à reorganização de sua estrutura institucional. Neste sábado (13), a partir das 9h30, será realizada uma cerimônia na Arena Games, localizada na Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro.
O evento contará com a presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes, bem como de acadêmicos de referência no setor, representantes do governo federal, estadual e municipal, além de parlamentares ligados às comissões de educação, ciência e tecnologia, e-sports e cultura. Toda cerimônia será transmitida online para o público em geral.
Para Márcio Filho, presidente da RING, o Rio de Janeiro se destaca como um polo no cenário nacional de desenvolvimento de jogos.
"O Rio de Janeiro se destaca no cenário dos jogos, concentrando cerca de 80% dos estúdios de jogos do estado, totalizando mais de 70 estúdios e movimentando mais de R$ 100 milhões por ano. O crescimento do setor no RJ foi de quase 70% de 2022 para 2023 e com a sequência das novas iniciativas, a expectativa é continuar crescendo a dois dígitos na próxima década. Hoje, a RING faz parte desse protagonismo, abrigando mais de 60 empresas e estúdios parceiros, movimentando aproximadamente 3 mil profissionais diretos e indiretos, apaixonados por criar experiências incríveis", afirma Filho.
Além de Paes, estão confirmados o deputado federal Reimont e a deputada estadual Dani Balbi, que atuam em comissões ligadas à temática em suas respectivas casas legislativas. Na programação, está prevista a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica entre a RING e diversos parceiros, com o objetivo de realizar projetos para a sociedade fluminense. Também estão programados os debates “O papel do Rio de Janeiro no (novo) Brasil dos Games” e “O RJ pelo RJ: como atuamos localmente para protagonizar o setor no país”. Na sequência, está agendada a eleição da nova diretoria da RING.
O objetivo das atividades é desenvolver estratégias - em parceria com poder público, empresas e trabalhadores -, para o crescimento do Rio de Janeiro no setor, tanto economicamente, quanto em questões de desenvolvimento social, educação, ciência e cultura, entre outras áreas transversais aos jogos eletrônicos. A ação conta com o patrocínio de 67 bits, Donsoft, Double Dash, GF Corp, Limiar Studios, Puzzle Minds.
Sobre o mercado de jogos no Brasil
Dados recentes da pesquisa Game Brasil 2023 apontam que 70% dos brasileiros afirmam ter o hábito de se divertir com jogos eletrônicos. Um crescimento exponencial quando comparado com os últimos anos: 2020 (57,1%), 2021 (68%), 2022 (76,5%). Um traço que já se confunde com a história cultural, sobretudo das grandes metrópoles. A nível nacional, o mercado brasileiro de jogos digitais experimenta um período de expansão. O Brasil movimenta cerca de 13 bilhões de reais e fatura 1,2 bilhão de reais por ano, destacando-se como uma oportunidade para se tornar um dos líderes nesse setor. De acordo com a consultoria Newzoo (2023), o Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores. Além disso, é o principal mercado da América Latina e o segundo maior mercado do Sul Global, atrás apenas da China.