Uma missa em Ação de Graças, nesta quarta-feira (24), vai marcar o 43° aniversário de Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, que serão completados na véspera, dia 23. A celebração será às 19h30, na capela de Mont Serrat, um dos marcos históricos e culturais do bairro. Após a missa, haverá uma solenidade festiva organizada pela diretoria da Associação de Comerciantes e Moradores de Vargem Pequena (AMCOM/VP), que vai homenagear alguns personagens do bairro, como comerciantes e moradores mais antigos do local.
Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, a charmosa capela, que fica ''escondida'' em uma subida às margens da Estrada dos Bandeirantes, está a cerca de 130 metros de altura, no alto de uma subida conhecida como ”Caminho da Capela” que se acessa através da Estrada dos Bandeirantes. A mesma tem vista panorâmica para toda a região, incluindo o Recreio dos Bandeirantes. Vargem Pequena, que segundo dados do IBGE passou de 27.250 habitantes, em 2010, para 31.150, em 2022, tem outra referência religiosa que recebe peregrinos do Brasil inteiro: o Santuário de Schoenstatt.
Considerado ainda tranquilo e seguro, o bairro é cercado pela Mata Atlântica, envolvido pelas belezas naturais de uma das maiores florestas urbanas do mundo. Faz limite com os bairros Camorim, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande e hoje sofre com o crescimento desordenado, que inclui falta de segurança e de estrutura de serviços públicos para comportar a atual realidade urbana. A diretoria da associação de moradores, eleita em junho, vem promovendo ações para unir forças e reivindicar direitos, inclusive de proteção em relação ao meio ambiente.
"A região está crescendo muito, com vários investimentos comerciais e imobiliários. Ao mesmo tempo que é preciso dar apoio e suporte a quem chega, também se faz necessário consolidar parcerias e chamar a atenção das autoridades para o bairro. E, para isso, é preciso união e engajamento", disse o presidente, Jorge Cerqueira.