Nesta terça-feira (13), iniciando as oitavas de final da Conmebol Libertadores, o Fluminense foi derrotado pelo Grêmio, por 2 a 1, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba/PR. No duelo de tricolores, o gaúcho saiu na frente e venceu de virada o jogo de ida, tendo vantagem do empate na partida decisiva, semana que vem, no Maracanã.
Na próxima terça-feira (20), também às 19h, o Fluminense vai precisar vencer por dois gols de diferença para avançar às quartas de final na competição continental. A vitória da equipe carioca por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
Os gols de hoje saíram no segundo tempo. Lima abriu o placar aos 12 minutos, após substituir Keno, que saiu machucado. Mas Reinaldo empatou aos 28, numa cobrança de pênalti, e virou aos 31, também de bola parada, numa falta marota. O zagueiro Rodrigo Ely foi expulso por agredir o meia Ganso. Martinelli se lesionou na etapa inicial se tornou mais um problema para Mano Menezes no jogo de volta.
Pênalti, virada e jogador expulso
O Fluminense foi melhor a maior parte do primeiro tempo. Teve mais posse de bola e criou mais jogadas, jogando de forma ofensiva. Mas só levou perigo no chute de Arias que Rodrigo Ely tirou em cima da linha. O Tricolor carioca caiu de rendimento nos minutos finais e o Grêmio avançou com velocidade e chutes de fora da área, porém errando nas finalizações. Martinelli se machucou logo no começo e foi substituído por Keno, mudando a formação inicial do Mano Menezes.
As equipes não mexeram no intervalo. Mas logo no início do segundo tempo, Keno também se machucou e o técnico tricolor foi obrigado a substituir o atacante, aproveitando para fazer mudança dupla. Saiu também Alexsander e entraram Bernal e Lima, que abriu o placar dois minutos depois, num chute de primeira.
Aos 12 minutos, Kauã Elias iniciou a jogada numa tabela com Arias e a defesa afastou. A sobra ficou com André, que tocou para o Ganso cruzar na medida para o Camisa 45 finalizar de voleio: 1 a 0 Fluminense.
Renato Gaúcho fez as primeiras substituições aos 17 minutos, trocando Cristaldo e Pavón por Monsalve e Gustavo Nunes. Aos 25, a bola bateu no braço do Esquerdinha dentro da área e o árbitro marcou pênalti para Grêmio. A penalidade máxima foi cobrada aos 28, por Reinaldo, sem defesa para o goleiro Fábio: 1 a 1.
Aos 31 minutos, o mesmo Reinaldo virou o jogo numa cobrança de falta que passou por todo mundo e entrou no lado oposto: 2 a 1 para o Grêmio. Cinco minutos depois, o zagueiro Rodrigo Ely foi expulso por agressão a Ganso. O lance foi revisado pelo VAR.
Gol: Lima (12/2T), Reinaldo (28/2T e 31/2T)
Cartão Amarelo: Marchesin, Braithwaite (GRE); Thiago Santos, Esquerdinha, Ganso (FLU)
Cartão Vermelho: Rodrigo Ely (GRE)
GRÊMIO: Marchesin; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Cristaldo (Monsalve); Pavón (Gustavo Nunes), Braithwaite (Gustavo Martins) e Soteldo (Du Queiroz). Técnico: Renato Gaúcho.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Ganso, Martinelli (Keno (Lima)); Alexsander (Bernal), Arias e Kauã Elias (John Kennedy). Técnico: Mano Menezes.