O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, sediará a primeira etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação nos dias 10 e 11 de maio. A competição conta com 236 atletas inscritos, de 14 Estados mais o Distrito Federal. Esta será a última oportunidade para os nadadores atingirem o índice classificatório para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e o Mundial da modalidade, em Londres, que acontecerão no segundo semestre.
Há uma semana, no CT Paralímpico, ocorreu o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação. Na ocasião, 21 nadadores atingiram o índice classificatório para o Mundial e 32 para o Parapan de Lima. Na primeira etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa, nomes como o catarinense Talisson Glock (classe S7), a gaúcha Susana Schnarndorf (S4) e os paulistas Esthefany Rodrigues (S5) e Carlos Farrenberg (S13) nadarão pela marca classificatória.
”Nossa expectativa para a Nacional é fechar a Seleção que representará o Brasil no Mundial. Muitos já fizeram o índice no Open e os outros atletas virão focados para isso. A meta é levar 25 para o Mundial. Enquanto a Seleção para o Parapan de Lima, já está bem forte, mais de 30 alcançaram o índice“, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os atletas que disputarão as etapas nacionais do Circuito alcançaram, nas fases regionais, os índices classificatórios estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. Ao todo, foram realizadas quatro estágios regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.
A segunda etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação será nos dias 13 e 14 de julho, no CT Paralímpico, em São Paulo. Já a terceira fase nacional, receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, que está programado para ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, também no CT, e reunirá os melhores nadadores do ano.
O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e é considerado o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.