TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Pesquisadora fala dos efeitos negativos de um boato virtual

Homem, que teve imagem difundida na TVt, se apresenta a polícia e desfaz mal entendido

Por Jonas Feliciano em 03/05/2019 às 20:30:46

Foto: Reprodução de TV

Um rapaz identificado como Ezequiel Luis Santos Sampaio teve seu nome envolvido em uma Fake News que se espalhou pelas redes sociais. Na tarde desta quinta-feira (2), depois que ele apareceu no programa jornalístico RJTV1, da Rede Globo, alguns vídeos da reportagem passaram a circular insinuando que o homem estivesse armado e fazendo a segurança da equipe de jornalistas. Na ocasião, Ezequiel também apareceu de tornozeleira eletrônica, o que teria incentivado as suspeitas de quem reproduziu as imagens.

Devido a repercussão do caso, o jovem compareceu, espontaneamente, a 64° Delegacia de Polícia junto com sua família. E fez um vídeo para mostrar que o que parecia ser uma arma de fogo na cintura, não era. El ainda confirmou que já foi preso por porte ilegal de arma em 2017. Em maio de 2018, teria conseguido o benefício da liberdade com uso da tornozeleira eletrônica em maio de 2018. Desde então, estaria trabalhando como borracheiro próximo ao local da reportagem.

Segundo Ezequiel, o mal entendido ocorreu porque quando ele viu a equipe de reportagem na rua, vestiu uma bermuda limpa em cima da que usava no trabalho. Por tal motivo, a roupa ficou volumosa na altura da cintura e deu a falsa impressão de que havia algo sobre a sua camiseta.

O portal Eu,Rio! entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro para esclarecer os fatos. Em nota, a PCERJ confirmou o comparecimento de Ezequiel a 64°DP. Ainda de acordo com o comunicado, a delegacia também determinou a abertura de registro de ocorrência para melhor apurar os fatos.

Consequências

Para Isabela Pimentel, a história envolvendo Ezequiel é uma típica situação de boato virtual. Ela é especialista em comunicação integrada, mestranda em criação e produção de conteúdos digitais pela UFRJ e estuda os impactos da disseminação de notícias falsas nas redes sociais. A pesquisadora acredita que embora pareça "Fake News", o fato não se enquadra nos aspecto conceituais que .definem as notícias falsas. Entretanto, pode ter o mesmo potencial para gerar danos na vida de alguém.

"As Fake News são notícias que não trabalham com a verdade. Elas possuem uma estrutura jornalística produzida propositadamente para prejudicar a reputação ou imagem de alguém. No caso deste boato, a princípio, a gente percebe que não há uma ação intencional, mas sim, uma falsa percepção disseminada por diversas páginas sem a devida apuração. Contudo, a atitude reprovável merece, do ponto de vista legal, até retratação por parte daqueles que compartilharam", afirmou Isabela.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.