Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Resposta ao Comando Vermelho

Estado transfere 1.063 presos, quatro dias após descoberta de túnel do CV para fuga em massa

Detentos passam do Vicente Piragibe para Penitenciária Moniz Sodré, com estrutura mais rígida, de acordo com a SEAP


Todos os 1.063 presos do Instituto Penal Vicente Piragibe estão sendo transferidos para presídio Moniz Sodré, quatro dias após descoberta de túnel para tentativa de fuga em massa, organizada pelo Coma

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária anunciou a transferência na manhã desta sexta-feira (06/09), de todos os privados de liberdade custodiados no Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Moniz Sodré, ambos localizados no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio. O forte esquema de segurança montado pela Seap para a transferência dos 1.067 internos mobilizou cerca de 250 policiais penais do Grupamento de Intervenção Tática (GIT), do Serviços de Operações Especiais (SOE), do Grupamento de Portaria Unificada (GPU), das Coordenações da Subsecretaria de Gestão Operacional e de agentes da Subsecretaria de Inteligência do Sistema Penitenciário, além de três ônibus, duas vans modelo sprinter, dois furgões e 17 viaturas.

Transferência de presos entre unidades do Complexo do Gericinó demandou 277 policiais penais, para garantir segurança do processo. Foto: SEAP

A ação é uma das medidas de segurança tomadas pela Secretaria após a descoberta, na última segunda-feira (02/09), de um túnel que seria utilizado para fuga em massa por membros do Comando Vermelho. Segundo informações obtidas pela Subsecretaria de Inteligência, a escavação do túnel teria sido autorizada pela cúpula da facção criminosa.

- Trata-se de mais uma ação bem sucedida da Polícia Penal, que diuturnamente trabalha para garantir a segurança das 51 unidades prisionais do Estado e coibir qualquer tipo de ação criminosa. Estamos cumprindo o nosso papel de preservar a ordem e a disciplina no sistema penitenciário fluminense. Hoje transferimos mais de mil privados de liberdade com total segurança - afirmou a secretária da Seap, Maria Rosa Lo Duca Nebel.

Após as obras, a penitenciária abrigará custodiados em regime semiaberto e que pertencem a outra facção criminosa.



- Devido ao histórico de fugas envolvendo o Instituto Penal Vicente Piragibe, os internos foram transferidos para uma unidade que tem uma estrutura física que dificulta este tipo de ação criminosa. A unidade prisional permanecerá temporariamente interditada para adequações em sua infraestrutura para reforçar a segurança. O túnel será concretado e o diâmetro das tubulações da rede de esgoto será reduzido com o objetivo de impedir novas fugas - declarou o Subsecretário Geral, Leonardo Franceschin.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou ter descoberto na segunda-feira (2/9) um túnel que estava sendo escavado por detentos do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.O túnel, localizado na horta do presídio, seria usado, segundo a secretaria, para uma fuga em massa de detentos da facção criminosa Comando Vermelho, que cumprem pena em regime semiaberto.

“Trata-se de mais uma ação bem-sucedida da Polícia Penal, que tem investido na formação de nossos servidores para atuar na identificação e combate de ações como essa. No presídio Vicente Piragibe, estão criminosos de alta periculosidade. Todos os envolvidos estão sendo identificados e serão isolados”, informou a secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel. Estão presos no local lideranças do crime organizado, como Márcio Aurélio Martinez Martelo, conhecido como "Bolado da Providência", Bruno Eduardo da Silva Procopio, o "Piná", Ilan Nogueira Sales, o "Capoeira", e Gilberto Soares Alves, o "Caveirinha".

A Seap instaurou na própria segunda-feira, uma sindicância para apuração do crime e para tentar identificar os responsáveis. Um registro de ocorrência na Polícia Civil permitirá que peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli façam uma perícia no local. A unidade prisional é a mesma onde 31 detentos escaparam em 2013 também por um túnel. Na época, as investigações comprovaram que o túnel foi construído com ferramentas do próprio presídio. Os presos tinham autorização para trabalhar nas tubulações por onde fugiram.



Agência Brasil e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!