TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Flamengo anuncia despedida de Tite

Eliminação na Libertadores leva rubro-negro a trocar treinador e Filipe Luís assume para a Copa do Brasil

Por Portal Eu, Rio! em 30/09/2024 às 09:16:12

Tite sorrindo foi cena rara à frente do Flamengo, em especial depois da eliminação na Libertadores para o Peñarol. Foto: Marcelo Côrtes/CRF

Adenor Pedro Bacchi, o Tite, não é mais o técnico do Flamengo. O clube anunciou a saída do treinador e a escolha do interino: Filipe Luís, campeão mundial à frente do Sub-20. Filipe enfrenta um enorme desafio logo de cara. Na quarta-feira, 2/10, o rubro-negro pega o Corinthians, no Maracanã, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil. O sorteio definiu o mando da segunda partida para o alvinegro paulista. Para evitar coincidência com a Data Fifa, a CBF remarcou o segundo jogo do dia 16 para o dia 20 de outubro, um domingo, o que gerou protestos do Corinthians.

O Flamengo deixou o Maracanã debaixo de vaias no domingo, mesmo com a vitória de 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense mantendo as esperanças de conquista do Brasileiro. Gritos de 'time sem vergonha' e 'Tite VTNC' dominaram o estádio nos últimos quinze minutos da partida, de uma forma que nem o gol de Gerson aos 44 do segundo tempo abafou. Na entrevista após o jogo, abatido, Tite chegou a admitir 'não ser o técnico dos sonhos da torcida', embora ressaltasse o empenho e o compromisso que ele e a equipe demonstraram ao longo do ano.

Tite ganhou a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca, interrompendo o jejum de títulos do time, levando apenas um gol no certame estadual. A campanha irregular no Brasileiro e a eliminação precoce na Libertadores para o Peñarol abreviaram a passagem pelo clube de Tite, responsável pelo mais recente títulos de um time sul-americano no Mundial de Clubes: o Corinthians em 2012. A inapetência ofensiva, em particular depois das contusões de Luiz Araújo, Pedro e Cebolinha, o ataque titular, pesou muito. O técnico teve 42 vitórias, 16 derrotas e 11 empates à frente do Flamengo. Por mais que os desfalques pelas convocações para as seleções do Uruguai, Chile e Brasil sirvam como atenuante, e as lesões musculares e fraturas tenham atrapalhado, a menor média de gols entre os dez últimos treinadores que passaram pela Gávea terminou ficando como a marca do primeiro trabalho de Tite desde a derrota da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.