Na madrugada deste sábado(12), ao amanhecer da festa de Nossa Senhora Aparecida, o Salgueiro escolheu seu hino oficial para o Carnaval 2025. A emocionante noite da Grande Final, realizada nesta sexta-feira (11), foi marcada por apresentações artísticas e pela revelação do samba da parceria de Xande de Pilares, Pedrinho da Flor, Betinho de Pilares, Renato Galante, Miguel Dibo, Leonardo Gallo, Jorginho Via 13, Jeferson Oliveira, Jassa e W. Correa, que irá embalar o desfile "De Corpo Fechado" na Sapucaí.
O evento começou com uma apresentação coreografada por Paulo Pinna e dirigida por Carlinhos Salgueiro, envolvendo mais de 40 profissionais. O espetáculo incluiu bailarinos da Comissão de Frente, a Cia de Dança Maculelê, passistas e os três casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Dividido em duas partes, o show destacou tanto o enredo de 2025 quanto sambas icônicos da trajetória salgueirense.
Entre os destaques, Viviane Araújo, Rainha da Bateria Furiosa, acompanhou de perto a apresentação comandada pelos mestres Guilherme e Gustavo, com arranjos inéditos criados por Alemão do Cavaco, que enfatizou cada setor do enredo, como o cangaço e as religiões afro-brasileiras.
Para o show da noite, Alemão do Cavaco preparou arranjos novos, em termos musicais, com uma banda usando os diretores de bateria do Salgueiro, onde alguns são músicos profissionais, percussionistas, usando o carro do som do Salgueiro, tanto no canto quanto na parte de harmonia. “Preparei arranjos totalmente diferentes de sambas, de introduções, citando cada trecho do enredo, cada parte do enredo. Então, a gente tem o cangaço, tem a umbanda, tem o indígena, tem o alujá, o candomblé, a umbanda. Toda essa trilha sonora foi feita em cima dos temas do enredo. Ainda fiz pré-arranjos para os sambas antológicos", detalhou Alemão.
O presidente André Vaz, ao lado de Leandro dos Santos, recebeu personalidades do samba e da TV, como Cacau Protássio e Carla Cristina Cardoso. A grande final contou com apresentações de Marcelo Motta, Fred Camacho e, por volta das 6h de hoje, o anúncio do samba campeão, seguido por celebrações na quadra da Rua Silva Teles, no Andaraí.
Além do troféu em forma de figa de madeira, um símbolo da tradição do Salgueiro, a parceria campeã levou R$100 mil. As demais finalistas, R$ 50 mil cada.