TOPO - PRINCIPAL 1190X148

CREMERJ vai realizar coletiva para explicar interdições em hospitais de São Gonçalo

Esta semana o Hospital Municipal Doutor Luiz Palmier foi um dos alvos do conselho

Por Jonas Feliciano em 15/05/2019 às 21:13:39

Foto: Reprodução

Na última terça-feira (14), o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro  (CREMERJ), interditou eticamente o Hospital Municipal Doutor Luiz Palmier, no bairro de Zé Garoto em São Gonçalo. Nesta quinta-feira (16), a entidade pretende realizar uma coletiva de imprensa para dar maiores detalhes sobre a decisão.

Uma foto do documento assinado pelo Corregedor Luiz Guilherme Teixeira, a Secretária Geral e Coordenadora de Fiscalização, Rafaella Braga, e por Sylvio Sérgio Neves, presidente da instituição, já circula pelas redes sociais. De acordo com o texto da interdição, a medida foi decorrente de uma vistoria realizada pelo CREMERJ no dia 12 de abril de 2018. 

Em nota,  o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro disse que na coletiva vai apresentar, em coletiva de imprensa, os motivos que levaram a entidade a interditar eticamente duas unidades de saúde em São Gonçalo, além de outras em localidades diferentes.

Ainda segundo o órgão, as interdições, que aconteceram até o momento, foram realizadas pelo Departamento de Fiscalização, com base em reiteradas inspeções ocorridas recentemente. O objetivo é garantir segurança no atendimento dos pacientes, bem como condições adequadas de trabalho para médicos e demais profissionais de saúde que atuam nestas unidades. O encontro acontece a partir das 15h30,  na sede do Cremerj, na Praia de Botafogo, N. 228, Sala119B, no 3º andar.

A direção do Hospital Luiz Palmier informou que a interdição é desproporcional a realidade atual da unidade de média e alta complexidade e prejudicial aos usuários do sistema único de saúde. Para a gestão do hospital, como a interdição é parcial,  a unidade, que atua com leitos de retaguarda a 3 unidades hospitalares de urgência e emergência da cidade, continua realizando toda assistência necessária aos pacientes já internados, prestando todo suporte normalmente. 

A unidade afirmou que respondeu o ofício previamente ao Cremerj, com as adequações solicitadas na última visita e que as não solucionadas se encontram em processo licitatório de compras.

Com relação a USF Santa Luzia, a subsecretaria de Atenção Básica disse que os atendimentos médicos foram remanejados para outra unidade próxima, porém os demais atendimentos estão sendo realizados. Nesta quarta-feira(15),foram realizados atendimentos de enfermagem, fonoaudiologia, vacina, curativo e atendimento em pré natal para gestantes.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.