Neste sábado (26), o Fluminense foi derrotado pelo Vitória, por 2 a 1, no Barradão, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Resultado que, combinado com a vitória do Grêmio diante do Atlético-GO, fez o Tricolor cair para a 12ª colocação na tabela de classificação. Já o Vitória pulou para o 14º lugar, somando 35 pontos na competição.
Neris abriu o placar aos 45 minutos do primeiro tempo. Mas o Fluminense empatou aos 15 da etapa final, com gol contra de Lucas Arcanjo, num chute de Martinelli que bateu no travessão e nas costas do goleiro. Já nos acréscimos, o árbitro Fábio Rodrigues Souza marcou um pênalti para os mandantes, que o Camisa 9 Alerrandro cobrou com perfeição. A torcida, que lotou o estádio, comemorou o triunfo em Salvador.
Na próxima rodada, mais confrontos diretos no Brasileirão: enquanto o Fluminense recebe o Grêmio na sexta-feira, às 21h, no Maracanã, o Vitória visita o Athletico-PR no sábado, às 18h30, na Ligga Arena.
Neris abre placar no minuto final
Foi um primeiro tempo muito disputado, mas dominado pelo Vitória. Logo no início, o árbitro marcou um pênalti a favor do rubro-negro baiano no Barradão, porém o VAR analisou que não houve infração de Thiago Santos em cima de Willian Oliveira.
Apesar da pressão do Vitória na maior parte do tempo, as duas melhores chances antes do gol foram do Fluminense: a primeira com Lima carimbando a trave e Lucas Arcanjo garantindo a defesa. Depois teve Jhon Arias em jogada ensaiada: o meia-atacante cabeceou pressionado e o goleiro defendeu.
O Vitória abriu o placar aos 45 minutos, com desvio de Neris num lance de bola parada. Lucas Esteves cobrou falta perto da área, forte e cruzado, que o zagueiro aproveitou e tocou para o fundo das redes num espaço congestionado.
Lucas Arcanjo contra e Alerrandro de pênalti
Houve troca no intervalo para o Tricolor: Keno na vaga do Victor Hugo. Com isso, o time carioca melhorou no segundo tempo, sendo mais ofensivo, porém abrindo espaços para o contra-ataque. O Fluminense começou dominando e foi assim a maior parte da etapa complementar.
Aos 15 minutos veio o empate, com um chute forte de Martinelli. A bola explodiu no travessão e bateu nas costas de Lucas Arcanjo, que marcou contra.
Com o Fluminense melhor, Mano Menezes tirou Ganso e colocou Marcelo no meio-campo. Cano também substituiu Kauã Elias, mas quase não tocou na bola, pois o Vitória também mexeu e voltou a ser agressivo.
Aos 43 minutos, Manoel perdeu a bola e Lima dividiu com Matheuzinho na área. O jogador do Vitória caiu e o árbitro marcou pênalti. Três minutos depois, aoós revisão do VAR, Alerrandro cobrou com categoria e fez o segundo gol da equipe mandante.
Gol: Neris (45/1T), Lucas Arcanjo (contra, 15/2T), Alerrandro (46/2T)
Cartão Amarelo: Gustavo Mosquito, Raul Cáceres, Léo Naldi, Alerrandro (VIT); Thiago Santos (FLU)
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Willean Lepo), Neris, Edu e Lucas Esteves; William Oliveira (Léo Naldi), Ricardo Ryller (Machado), Matheuzinho; Everaldo (Carlos Eduardo), Gustavo Mosquito (Zé Hugo) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Thiago Santos (Ignácio) e Diogo Barbosa; Vitor Hugo (Keno), Martinelli, Ganso (Marcelo), Lima e Arias; Kauã Elias (Cano). Técnico: Mano Menezes