A torcida do Botafogo tomou as ruas do Rio de Janeiro, neste domingo (1), para celebrar a conquista inédita da Libertadores, vencida com um heroico 3 a 1 sobre o Atlético-MG no Monumental de Núñez. Desde o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) até a Enseada de Botafogo, a festa contou com a participação maciça dos torcedores e uma programação especial organizada pela prefeitura.
Chegada ao Rio e caravana triunfal
Apesar do atraso na decolagem de Buenos Aires devido a condições climáticas adversas, a delegação desembarcou no Galeão às 16h30, trazendo a tão sonhada taça. Com o elenco, comissão técnica e a equipe comemorativa a bordo, o ônibus seguiu para o Mourisco, onde a equipe trocou para o carro aberto, símbolo das celebrações de grandes conquistas.
O desfile percorreu a Avenida das Nações Unidas, interditada às 13h, no sentido Mourisco até a Praça Nicarágua, ao lado do Aterro. As ruas estavam repletas de botafoguenses vestindo preto e branco, cantando músicas tradicionais e celebrando a glória do clube com fogos de artifício, bandeiras e cânticos.
Festa na Enseada de Botafogo
O ponto alto das comemorações foi na Enseada de Botafogo, com o Pão de Açúcar como cenário icônico ao fundo. A festa, planejada para não se estender pela madrugada, incluiu discursos dos jogadores, comissão técnica e do empresário John Textor, que destacou o feito histórico do time.
Esquema de trânsito e recomendações
A prefeitura implementou um esquema especial para minimizar o impacto do evento. As pistas internas da Praia de Botafogo permaneceram abertas, mas o trecho mais próximo da enseada foi bloqueado. Torcedores foram orientados a utilizar o metrô nas estações Flamengo e Botafogo para evitar congestionamentos.
Próximos passos
Com pouco tempo para descanso, o elenco já embarca nesta segunda-feira (2) para Porto Alegre, onde enfrentará o Internacional pelo Brasileirão. Apesar das celebrações, o foco permanece na busca pelo título nacional, que pode ser definido já na próxima rodada.