OCom o elenco principal mais uma vez fazendo a pré-temporada nos Estados Unidos, cabe novamente ao Sub-20 a missão de iniciar os trabalhos oficiais do Flamengo em 2025. A gestão de Luiz Eduardo Baptista, o BAP, começa seu triênio em Aracaju, contra um Boavista que também mudou muito desde o último encontro pelo estadual: o Verdão de Saquarema agora é sociedade anônima do futebol (SAF) e trocou até o escudo. A excursão pelo Nordeste se dá enquanto o Maracanã troca seu gramado, processo que levará todo o mês de janeiro.
Coube a Cléber dos Santos, treinador do sub-20, a missão de levar o que há de melhor na base rubro-negra e atletas do Profissional que entraram de férias mais cedo, exatamente para fazer os quatro primeiros jogos do Campeonato Carioca. Um reforço para essa equipe é o zagueiro Pablo, que retornou de empréstimo no Botafogo — onde teve lesões e só entrou em campo por menos de 30 minutos, mas saiu bicampeão da Libertadores e campeão brasileiro.
Um dos destaques do estadual em 2024, com oito gols, o atacante Carlinhos trocou o Nova Iguaçu pelo Flamengo e tem neste início de temporada a chance de finalmente mostrar seu talento no Mais Querido do Brasil. Outra opção para o ataque é Thiaguinho, que volta de empréstimo ao Treze-PB após ser artilheiro da Série D, com 10 gols. O elenco principal só deve atuar a partir da quinta rodada, contra o Volta Redonda.
CHegadas…
O Flamengo está perto de fechar a contratação do atacante Juninho, atualmente no Qarabag. A equipe do Azerbaijão aceitou a proposta de 5 milhões de euros (R$ 31,2 milhões, na cotação atual) de forma parcelada pelo jogador de 28 anos, que marcou 11 gols e deu 2 assistências em 25 jogos na atual temporada europeia.
… e partidas
O zagueiro Fabrício Bruno está de volta ao Cruzeiro, seu clube formador. A celeste mineira pagou à vista 7 milhões de euros (cerca de R$ 43,8 milhões) pelo defensor de 28 anos, que disputou 150 jogos pelo Flamengo, foi campeão da Conmebol Libertadores e levantou a taça da Copa do Brasil em 2022 e 2024. Gabigol e David Luiz não tiveram seus contratos renovados e deixaram o rubro-negro na virada do ano.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x BOAVISTA
Local: Arena Baptistão, Aracaju (SE)
Horario: 16h
Árbitro: Pierry Dias dos Santos (RJ)
Assistentes: Juan Motta Cidri (RJ) e Júlio César Souza Gaudência (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).
FLAMENGO: Dyogo Alves; Daniel Sales, Pablo, Cleiton e Zé Welinton; Rayan Lucas, Fabiano e Lorran; Thiaguinho, Guilherme e Carlinhos. Técnico: Cléber dos Santos.
BOAVISTA: Diego Loureiro; Ben-Hur, Sheldon, Caran e Alyson; Zé Mateus, Erick Flores, Caetano e Gabriel Conceição; Resende e Abner Vinícius. Técnico: Caio Zanardi.