Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mano a Mano 2025

Competição de judô entre Brasil e EUA reúne nomes de destaque

Desafio marca abertura do ciclo olímpico de Los Angeles-2028 no esporte que mais trouxe medalhas para o país em Olimpíadas


Rafaela Silva, medalhista olímpica de ouro, é destaque do evento. Foto: Wander Roberto/COB

Uma das principais atrações do calendário esportivo da cidade do Rio de Janeiro, o Mano a Mano chega à sua décima edição com nomes consagrados do judô. Um dos destaques da competição deste ano é Rafaela Silva, medalha de ouro nos Jogos Rio-2016. A judoca se juntará, assim, a lendas do esporte mundial que já participaram do evento, como o velocista Usain Bolt, a craque Marta e o canoísta Isaquias Queiroz. O desafio será disputado no formato de equipes, entre Brasil e Estados Unidos, em um dojô especialmente montado no Galpão do Engenhão, Zona Norte carioca, neste domingo (19), a partir das 11h.

A escolha do judô não foi à toa: esse é o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos — foram 28 no total, sendo cinco ouros, quatro pratas e 19 bronzes. Além disso, a filosofia por trás da arte marcial japonesa reforça a importância da disciplina, do respeito e da resiliência, valores fundamentais para o esporte e a vida.

“O Mano a Mano deste ano ganha ainda mais importância quando levamos em conta que esta edição marca a abertura do ciclo olímpico de Los Angeles-2028. O judô se consolidou como o esporte de maior sucesso do país em Olimpíadas, já estava na hora de a modalidade fazer sua estreia no Mano a Mano”, ressalta Bruno Guerra, Diretor de Produto da Dream Factory, promotora do evento.

No Brasil, mais do que um esporte premiado, o judô também é uma poderosa ferramenta de transformação social, desenvolvendo e revelando vencedores a partir de institutos e projetos. É o caso de Rafaela Silva, que começou a praticar o esporte no Instituto Reação, na Cidade de Deus.

Esperança de medalhas olímpicas, Chrystian Silva segue os passos (e os golpes) de Rafaela. Revelado em um projeto social no Capão Redondo, em São Paulo, a atleta tem apenas 22 anos e é bicampeão do Troféu Brasil de Judô. Presença confirmada no Mano a Mano, Chrystian é uma das apostas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Outros nomes de peso no esporte farão parte do desafio no Engenhão, como Leonardo Gonçalves e Rafael Macedo, bronze por equipes em Paris-2024 nas categorias 100kg e 90kg, respectivamente.

“É uma honra para nós reunir tantos nomes de peso para o judô brasileiro e internacional. O investimento no esporte é fundamental para que os resultados melhorem cada vez mais. E uma competição como esta, entre atletas de ponta, gera um benefício considerável na preparação desses judocas”, diz Bernardo Fonseca, CEO da X3m, co-promotora do evento.

Confira as disputas do Mano a Mano:

Categoria 57kg

Jessica Pereira (BRA) x Angelica Delgado (EUA)

Categoria 63kg

Rafaela Silva (BRA) x Carrouth Karlee (EUA)

Ketleyn Quadros (BRA) x Emily Jaspe (EUA)

Categoria 60kg

Chrystian Silva (BRA) x Christopher Velazco (EUA)

Categoria 90kg

Rafael Macedo (BRA) x John Jayne (EUA)

Categoria 100kg

Leonardo Gonçalves (BRA) x Nathaniel Keeve (EUA)


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!