Uma manifestação dos moradores da comunidade do Preventório na Avenida Prefeito Silvio Picanço em Charitas, na Zona Sul de Niterói, pela morte de um mototaxista em uma operação do 12º Batalhão (Niterói) na localidade, teve três ônibus incendiados e fornecimento de energia interrompido no final da tarde desta sexta-feira (31). Agentes do Batalhão de Choque (BPChq) foram acionados houve troca de tiros.
O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve feridos, apesar dos relatos de que passageiros deixaram os veículos, dois da viação Ingá e outro da Expresso Miramar, desesperados após os moradores atearem fogo. A fornecedora de energia Enel confirmou que ao ser incendiado, um dos ônibus desarmou uma parte da rede elétrica. Funcionários da concessionária conseguiram normalizar o serviço de iluminação pública no entorno e também na comunidade depois de duas horas. A estação das Barcas de Charitas chegou a funcionar neste período através de um gerador.
Os reflexos da manifestação alteraram também o trânsito na cidade, com a interdição do túnel Charitas-Cafubá, que fica a poucos metros da comunidade, além do trecho da própria Avenida Prefeito Silvio Picanço. Com isso a única alternativa de chegar na Região Oceânica, a Estrada da Cachoeira, ficou engarrafada.