Cerca de 8,1 milhões de consumidores fluminenses pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, é o que aponta o levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises (IFec RJ), que consultou 500 pessoas do Estado do Rio. O volume de compras no comércio deve movimentar R$ 1,4 bilhão na economia fluminense. Nos últimos anos, este dia vem ganhando importância no calendário varejista, já supera outras datas comemorativas, como o Dia das Crianças, e compete com o Dia dos Pais pelo posto de terceira data mais importante no ano.
A pesquisa também indica que o gasto médio dos consumidores com presentes será de R$167,78. Entre as lembranças preferidas estão roupas (47,3%), perfumes e cosméticos (38,2%), calçados, bolsas e acessórios (28,8%), flores (20,1%), livros e ebooks (15%), smartphone (14,7%) e joias ou bijuterias (12,5%).
O estudo do IFec RJ também apontou que 58% das pessoas farão compras em lojas físicas, enquanto, cerca de 15% dos consumidores vão realizar suas compras pelo meio virtual. A sondagem ocorreu entre os dias 27 e 31 de maio.