O NT2E 2025, maior evento de negócios e tecnologia do setor nuclear brasileiro, acontece de 20 a 22 de maio, no ExpoMag, no Rio de Janeiro, e irá integrar temas de inovação, tecnologia e sustentabilidade. Organizado pela ABDAN, o evento, em formato de feira, reunirá os principais players do mercado para apresentar novidades, discutir desafios e explorar oportunidades em diversos setores.
O NT2E 2025 terá a participação de autoridades políticas e representantes de ministérios estratégicos, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério de Minas e Energia (MME), além de líderes do setor e empresariais como: Mikhail Chudakov, diretor-geral adjunto e chefe do Departamento de Energia Nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), além de Henri Paillere, chefe da Seção de Estudos de Planejamento e Economia, e Bianca Carpinelli, oficial associada de Coordenação da Divisão de Planejamento, Informação e Gestão do Conhecimento no Departamento de Energia Nuclear. O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, também marcará presença com uma participação remota.
O evento contará ainda com a presença de Maria Korsnick, presidente do Nuclear Energy Institute (NEI), Derek Novak, vice-presidente da American Bureau of Shipping (ABS), Julián Gadano, diretor do Programa de Estudos Nuclear e Inovação na Universidad Tres de Febrero, e Rita Baranwal, vice-presidente sênior da Westinghouse, entre outros especialistas do setor.
A programação completa do evento, que será bem diversificada com exposições, painéis e debates sobre as principais tendências do setor, incluindo:
- Política Nuclear: Planos para o setor nuclear no Brasil, com foco no desenvolvimento de novos reatores e investimentos em pesquisa e inovação.
- Sustentabilidade e Meio Ambiente: Descarbonização da Amazônia Legal e o papel do Brasil na COP 30.
- Transição Energética: A revolução da energia limpa e os desafios para a matriz elétrica brasileira do futuro.
- Diagnóstico e Tratamento do Câncer: O papel da medicina nuclear no controle do câncer no Brasil e planos de expansão do tratamento.
- Oportunidades de Negócios: Mercado de mineração de urânio e o crescimento do setor a partir de Angra 3.
- Nuclear no Mar: Tecnologia nuclear na indústria do petróleo e para propulsão naval.
- Gestão do Conhecimento: Engajando as novas gerações e o futuro do setor nuclear.
- Modernização da Regulação: Flexibilização do monopólio para a construção de usinas nucleares.
- Inovação Tecnológica: O mundo com Inteligência Artificial e tecnologias avançadas de medição de radiação.
Hackathon da Energia Nuclear
Estão abertas as inscrições para o Hackapower 2025, principal hackathon de inovação do setor nuclear, promovido pela ABDAN. A competição começa no NT2E e se estende até novembro, com a final no Nuclear Legacy. Estudantes de todo o Brasil podem se inscrever até 9 de maio, independente da área de formação.
O hackathon desafia os participantes a desenvolverem soluções inovadoras em energia, sustentabilidade e preservação de alimentos, com apoio de mentores especializados. Os projetos vencedores serão apresentados no Nuclear Legacy, destacando o impacto da tecnologia nuclear no desenvolvimento sustentável.
O NT2E 2025 terá o patrocínio das seguintes instituições: Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosatom, Westinghouse, Framatome, CNPq, Amazul, Ministério da Defesa, Atech, Holtec International, Andrade Gutierrez, Diamante e OEC.