No último jogo da rodada de abertura da Copa América 2019, o Chile passou fácil pelo Japão na noite desta segunda-feira (17) no Morumbi, em São Paulo. Pulgar, Vargas (duas vezes) e Alexis Sánchez marcaram os gols do triunfo por 4 a 0, válido pelo Grupo C, que tem os vencedores do dia e o Uruguai empatados na liderança.
Vantagem magra antes do intervalo
Após haver equilíbrio nos primeiros minutos de jogo, os chilenos, aos poucos, conseguiram ganhar terreno no campo de ataque com jogadas rapidamente concluídas e a bola quase sempre passando pelos pés do meia Arturo Vidal. Na direita, Fuenzalida era o mais acionado.
A partir da metade da etapa inicial, o Japão ameaçou tornar a dividir o controle das ações com o oponente. Contudo, a partida, embora bem disputada, seguia carente de chances claras de gol. A primeira delas só aconteceu aos 34. Alexis Sánchez recebeu na entrada da grande área, cortou para o meio e chutou colocado, sobre a meta de Osako. Logo depois, o mesmo jogador do Manchester United pegou de primeira um passe rasteiro e quase viu a bola tocar a trave japonesa. Era a confirmação da supremacia sul-americana em campo. Algo que se concretizou numericamente aos 40, quando Aránguiz bateu escanteio. O também volante Pulgar usou seus 1,87 m para superar a defesa e cabecear forte, diretamente para dentro da rede: 1 a 0.
Quatro minutos mais tarde, uma desatenção da zaga vermelha fez com que Shibasaki recuperasse a bola no ataque e lançasse Ueda. O atacante driblou Arias, porém finalizou fora do alvo. Em seguida, do outro lado, Sánchez, livre na área, meteu a cabeça na redonda, sem força, facilitando a vida do goleiro. Dessa forma, os comandados de Reinaldo Rueda foram para o intervalo em vantagem no placar.
Goleada chilena no Morumbi
O domínio dos bicampeões permaneceu no começo do segundo tempo e foi premiado logo aos oito minutos. De letra, Vidal rolou para Vargas na entrada da grande área. Isla recebeu e devolveu para o ex-Grêmio bater na direção da meta. A bola desviou em Tomiyasu, tirando o arqueiro da jogada e morrendo no fundo do barbante. Foi o gol número 37 de Vargas pela seleção do Chile, empatando com Marcelo Salas na condição de segundo goleador da história da equipe.
A vitória se tornou goleada na parte final. Aos 36, Alexis Sánchez apareceu na linha da pequena área para cabecear, após cruzamento perfeito de Aránguiz: 3 a 0. No minuto seguinte, o mesmo Sánchez lançou Vargas. O goleiro Osako saiu desesperado e levou o gol de cobertura. Com isso, o artilheiro passou Salas na disputa particular.
Na próxima rodada, o Chile enfrenta o Equador, em duelo de sexta-feira (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 20h (de Brasília). Por sua vez, o Japão medirá forças com o Uruguai, um dia antes, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no mesmo horário.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO 0 X 4 CHILE
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Mario Diaz de Vivar (Paraguai)
Assistentes: Eduardo Cardozo e Dario Gaona (ambos do Paraguai)
Cartões Amarelos: Haram (JAP), Nakayama (JAP) e Opazo (CHI)
Gols: Pulgar (40’/1°T), Vargas (8’/2°T e 37'/2°T) e Alexis Sánchez (36'/2°T)
JAPÃO: Osako; Tomiyasu, N. Ueda e Nakayama; Shibasaki, Hara, Kubo e Sugioka; Maeda (Miyoshi, 20’/2°T), A. Ueda (Okazaki, 34’/2°T) e Nakajima (Abe, 20’/2°T) - Técnico: Hajime Moriyasu
CHILE: Arias; Isla, Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Vidal (Pablo Hernández, 32’/2°T); Fuenzalida (Opazo, 34’/2°T), Eduardo Vargas e Alexis Sánchez (Junior Fernandes, 41/2°T) - Técnico: Reinaldo Rueda