Em um áudio do governador do Rio, Wilson Witzel, que teria sido gravado no fim de semana para membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e que acabou circulando por diversos grupos de WhatsApp, ele afirma que pretende implementar o posto de general nos quadros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A autenticidade da gravação foi confirmada nesta segunda-feira (29) pela assessoria de imprensa do governo.
“Hoje (sábado), tratei com o general Arruda (comandante Militar do Leste) e com o presidente Bolsonaro, a possibilidade de criarmos o posto de oficial general de uma estrela das polícias militares. Nós temos hoje uma tropa que está envolvida num constante combate, é preciso ter uma formação do oficial general para a condução das nossas tropas. E, aqui no Rio de Janeiro, a minha proposta é criar entre cinco a oito cargos de oficial general de Polícia Militar, inclusive o comandante-geral”, diz Witzel, no áudio.
“A formação desse oficial passa pelos cursos de Comando de Estado Maior das Forças Armadas, em razão da necessidade de saber enfrentar corretamente os desgastes de uma operação tão intensa como a operação de guerra que hoje vivenciamos. A vitimização do policial, o atendimento às famílias, o atendimento à própria população exigem uma formação de guerra, que nós não estamos oferecendo aos nossos comandantes”.