Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ressocialização

Convênio entre TJ-RJ, Fetranspor e OAB/RJ quer dar nova oportunidade a jovens infratores do estado

Projeto estimula escritórios de advocacia a contratar adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas, ou em situação de vulnerabilidade social


Foto: Bruno Marins/OAB

Uma nova chance para jovens infratores do estado do Rio para mudarem de vida. É o que visiona um novo projeto que estimula a contratação de adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas ou em situação de vulnerabilidade social. O acordo, firmado entre o Tribunal de Justiça do Rio – TJ-RJ, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro - Fetranspor e a Ordem dos Advogados do Rio - OAB/RJ, foi assinado na tarde de ontem, dia 29, no Fórum Central, centro da capital fluminense, e prevê, também, transporte público gratuito a esses jovens.

O convênio incentivará a contratação de jovens em ressocialização por escritórios de advocacia em todo o estado. O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, esteve no Fórum Central para oficializar o apoio da Seccional ao Projeto Jovem Aprendiz, iniciativa do TJ-RJ que insere esses jovens no mercado de trabalho. Bandeira explicou que caberá à OAB/RJ estimular que escritórios e departamentos jurídicos contratem os jovens por meio do projeto do TJ, assim como a contratação de jovens aprendizes no sistema OAB, tanto na Seccional quanto nas 63 subseções do estado.

"O principal objetivo é dar oportunidade para esses jovens e eu tenho certeza que vamos alcançá-lo", disse, explicando que o projeto foi implementado na Ordem graças à vice-presidente, Ana Tereza Basílio, que incentivou a adesão da Seccional.

O presidente do tribunal, Cláudio de Mello Tavares, pontuou que vivemos em uma sociedade desigual e que é preciso união de vários entes para ajudar a juventude.

"Essa iniciativa deixa bem claro que no Poder Judiciário nós não apenas julgamos processos. Estamos atentos aos anseios da sociedade e acreditamos que é muito importante que os menores infratores tenham oportunidades", afirmou.

O TJ-RJ também firmou convênio com a Fetranspor, uma parceria para fornecer créditos de passagens de ônibus municipais e intermunicipais para jovens aprendizes indicados pelos juízes fazerem cursos de capacitação.

O jovem Michael, de 18 anos, egresso do sistema socioeducativo, é exemplo da importância de iniciativas como essa, e é uma prova de que essas ações podem mudar o destino de muitos. Trabalhando atualmente no projeto Jovens Mensageiros, no TJ, ele estuda violino na Escola de Música Villa-Lobos. "Creio que esses projetos são muito importantes para os jovens", disse, antes de fazer uma apresentação musical na solenidade de assinatura do convênio.

Na oportunidade, o presidente executivo da Fetranspor, Armando Galhardo, assinou um convênio que possibilitará que os jovens aprendizes indicados para fazerem cursos de capacitação recebam passagens de ônibus municipais e intermunicipais. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), representado pelo presidente do consórcio, Sadinoel de Souza, prefeito de Itaboraí, também aderiu ao Projeto Jovem Aprendiz.

Durante o evento, também foi anunciada a construção da primeira república de transição para jovens entre 18 e 24 anos do Rio de Janeiro, com previsão de inauguração para o final de 2020.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!