A cantora paulistana Céu está lançando o seu quinto álbum. O trabalho foi composto depois do nascimento de seu segundo filho e gravado no início deste ano. Em setembro, ele nasce se chamando APKÁ e ressalta a consolidação da carreira de umas melhores artistas da nova geração da MPB.
Para Alexandre Matias, jornalista, curador de música e diretor artístico, o álbum é quente e minimalista e une extremos sonoros, temáticos, musicais e conceituais como se repassasse as viagens que a cantora já fez em seus discos anteriores. Alexandre acredita que, dessa vez, Céu apresenta-se como uma nova compositora e intérprete preparada para começar mais etapa da sua carreira.
O nome "APKA!" veio do filho caçula Antonino. A palavra é uma expressão gritada pelo bebê de apenas um ano para materializar a sua satisfação plena. Quando feliz, o filho de Céu com o produtor e baterista Pupillo grita a estranha palavra com o objetivo de demonstrar felicidade. Sempre, para reagir a uma situação de satisfação e agradecimento pelo momento. Não à toa, APKÁ! é o que Céu grita transformando isso em arte e música.
O projeto foi lançado pela Som Livre e todas as músicas já estão disponíveis nas plataformas digitais. Neste álbum, els continua junto da equipe que produziu Tropix, seu último disco. Entre eles estão o francês Hervé Salters, da banda General Elektriks. Além de Lucad Martins, baixista, e Pupillo na bateria e programações. O guitarrista Pedro Sá também se uniu ao grupo para completar os músicos que acompanham a cantora há algum tempo.
Em APKÁ!, as composições revelam novas nuances da voz de Céu, assim como a sua maturidade e segurança em mostrar que é uma cantora com personalidade e identidade artística. Marcado por músicas compostas por ela mesma, o álbum ainda traz uma canção de Caetano Veloso e participação especial de Seu Jorge, Dinho e a dupla Tropkillaz. Em 11 faixas, o disco propõe uma nova viagem na nave cheia de fôlego da paulistana.
Vale destacar que o clipe de "Coreto" também está no ar e reforça toda a ideia de um conceito autoral sempre presente nos projetos de Céu. A turnê de lançamento do álbum já tem datas em algumas cidades do país. No Rio de Janeiro, o show acontece no dia 7 de dezembro, na lona do Circo Voador.