No último dia 03 de outubro, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), em parceria com a Escala Eventos, reuniu mais de 150 líderes e autoridades do setor de food service no Jockey Club Brasileiro. A SRE Preview marcou o lançamento da SRE Trade Show 32ª Super Rio Expofood que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de março de 2020.
Na ocasião, mais de 50 expositores apresentaram os principais lançamentos, produtos e tendências para o setor supermercadista e alimentício. O evento também recebeu mais de três mil visitantes, entre líderes do varejo e indústria. O público pôde ter uma prévia de como será o maior evento do varejo do Rio de Janeiro, antecipando tendências e novos produtos.
Antes da abertura oficial do evento foi realizado um almoço exclusivo no restaurante Rubaiyat para as autoridades presentes. No local, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, fez um pronunciamento e falou do prazer em receber todos os convidados aos pés do Cristo Redentor.
"Esse é um almoço com o propósito de unir supermercadistas e indústria. Dois setores que precisam andar cada vez mais juntos, profissionalizados e parceiros. Só vamos crescer se todos se ajudarem. A Super Rio Expofood está cada vez maior e mais importante. É um orgulho imenso para o Estado gerarmos oito mil empregos diretos e indiretos com a ajuda de cada um de vocês", afirmou Fábio.
Ele ainda agradeceu a presença da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, a qual é VP, que realizará novamente a sua convenção de 2020, paralelamente à SRE.
"É muito difícil trazer eventos para o Rio de Janeiro, todo mundo ama o Rio, mas ainda há o receio de vir para a cidade. Estamos retomando e fazendo cada vez mais parte do calendário de eventos de negócios por meio da parceria com a Escala Eventos", ressaltou o titular da Associação.
?O diretor do Grupo GPA, Paulo Pompilho, que participou do almoço, também parabenizou o trabalho desenvolvido pela ASSERJ.
"Excelente iniciativa com uma preparação muito boa, um evento cheio, com um almoço ótimo, seguido de uma reunião de conselho valorizando o setor no Rio de Janeiro. Acho que é uma excelente preparação para uma feira espetacular em 2020", disse Pompilho.
?Ricardo Geromel, jornalista da Forbes USA e autor do best-seller "BI.LIO.NAR.RIOS – O que eles têm em comum além de nove zeros antes da vírgula" e do recém-lançado livro "O Poder da China", foi o palestrante desta edição. Ele trouxe uma visão ampliada e detalhista sobre a Nova China, superpotência mundial que, desde 2009, é a maior parceira comercial do Brasil.
"O Brasil está prestes a viver um grande boom em startups e novas empresas de tecnologia que irão mudar a forma sobre como fazer as coisas. Os empresários não vão conseguir ignorar a China. O sonho chinês já faz parte do nosso dia a dia. São a maior economia do mundo desde 2014, o governo chinês é onipresente, ele está em tudo que é grande", explicou o jornalista.
?Ele ressaltou que a inteligência artificial já está em tudo na superpotência, inclusive no sistema educacional. O escritor afirmou que em um futuro muito próximo tudo estará relacionado à internet.
"Quem ignorar a tecnologia vai ficar pra trás. A interpretação dos dados são o petróleo desse século. O que vocês estão fazendo para o seu cliente trazer mais clientes?", provocou.
Expositores
Patrocinadores da Preview, a Bauducco reconheceu a importância de estar presente no evento por mais um ano, contou Vinicio Rodrigues, coordenador de Trade Marketing.
"Achamos muito importante essa aproximação junto ao mercado. Trouxemos dois lançamentos para nossos parceiros de negócios conhecerem. A estrutura está de parabéns, em uma área nobre e super bonita do Rio de Janeiro", ressaltou.
A Itabus já tem uma parceria com a ASSERJ há alguns anos, mas esta foi a primeira vez que participou da Preview.
"Acho incrível esse modelo mais enxuto de feira, pois permite que a gente tenha mais relacionamento com as pessoas, um contato mais próximo. Sem dúvidas um evento espetacular", dissea gerente de compras da Itabus, Juliana Scivoletto.
Segundo o diretor da Açaí Rio, Carlos Miranda, o saldo do evento também foi bastante positivo, e já está com boas expectativas para a Super Rio Expofood 2020.
"Essa é a primeira vez que participamos de uma feira deste tipo, e não sabíamos muito o que esperar, mas até agora foi bastante satisfatório. Encontramos aqui compradores de redes que já atendemos e isso nos proporcionou um estreitamento de relacionamento. Além disso, também conhecemos um público muito diverso, desde pessoas físicas, donas de restaurantes, até grandes redes de supermercados", avaliou
Pelo segundo ano participando da Preview, a fabricante de sacos de lixo recicláveis Bye Bye Lixo está ansiosa para a Super Rio Expofood do ano que vem.
"Foi uma feira muito produtiva, nos trouxe muitos benefícios no sentido de aumentar as nossas vendas. Um evento muito bem organizado. Para a feira de 2020 vamos levar um produto de qualidade, com preço e quantidade satisfatória para o cliente," afirmou Fernanda Chagas, supervisora de promoção da empresa.
por Jonas Feliciano