TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Você é resiliente?

Em 31/01/2019 às 00:07:11

Viver nos dias de hoje com um mar de mudanças em todos os contextos, não tem sido uma tarefa fácil. Mudar exige uma grande abertura para sair da zona de conforto, abandonar velhos hábitos e uma capacidade enorme para se adaptar e lidar com oscilações de mercado, com o morrer e nascer de novos serviços e produtos, conviver com as frustrações decorrentes dos erros de estratégias, dos impulsos não administrados, da dificuldade em ser resiliente.

Hoje, é comum ver no perfil de cargos a palavra resiliência ,como uma habilidade necessária e importante para ocupar funções técnicas e de liderança.

Mas, afinal de contas, o que é essa tal de Resiliência?

Inicialmente o termo resiliência surgiu com base no conceito da física, indicando a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e pressão e retornar a forma original. Com o passar dos anos o conceito de resiliência, ganha uma percepção mais ampla de aspecto comportamental , indicando a capacidade que o indivíduo tem de sofrer pressões, superar as adversidades, ressignificar os eventos negativos vivenciados, e retornar a sua essência e estado de ser e atuar.

Pessoas resilientes são capazes de enfrentar crises, perdas, graves adversidades e alto grau de estresse, sem desmoronar emocionalmente, denotando grande flexibilidade para transformar obstáculos em desafios, e criar mecanismos, para superar traumas gerados em situações adversas e recuperar-se.

No contexto organizacional, são capazes de lidar com mudanças estruturais, pressões de mercado, perdas e/ou transformações de atividades, bem como buscar alternativas para se adaptar a novos contextos, espaços de trabalho e função e tomar decisões necessárias, para vencer as frustrações decorrentes de planos passados estabelecidos, e dar conta do novo cenário, até que a mudança seja absorvida e traga resultados que fortaleçam, sua essência e objetivos, bem como promovam ganhos para empresa.

Fatores que podem indicar uma baixa capacidade de resiliência: Dificuldade de lidar com pressão, Tendência ao pessimismo, foco nos obstáculos, perda do entusiasmo com constância, baixa tolerância a frustrações, outros.

O que se pode fazer para fortalecer esta habilidade?

Para tornar-se forte e resiliente o indivíduo terá que desenvolver, o autoconhecimento para administrar o emocional e aprender a lidar com as pressões, os fantasmas, medos e temores gerados pelo desconhecido momentâneo, vencer o stress gerado pela situação, e seguir no alcance de seus objetivos. A resiliência nos garante uma boa capacidade de lidar com pressões e frustrações.

Embora alguns já apresentem esta habilidade desenvolvida, a resiliência é algo que pode ser aprendido e ampliado. Um bom trabalho focalizado em metas ou Coaching para mudança de performance, pode trazer bons resultados.

Através de um Trabalho Clínico com foco em Metas ou nos processos de Coaching, o indivíduo poderá desenvolver e ampliar habilidades, que fortalecem um bom nível de resiliência, tais como : Autoconfiança -proveniente do seu autoconhecimento e fortalecimento de suas crenças e valores; Persistência para alcançar objetivos; Flexibilidade para ressignificar conceitos, eventos e enxergar novas alternativas; Otimismo para lidar com as objeções e avançar com energia rumo aos objetivos.


Dulce Gabiate - Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças - Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.

Ler anterior

Da lama ao caos

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.