TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Dicas para manter a mente e o corpo em equilíbrio

Em 21/03/2019 às 20:46:19

Já estamos as portas de um novo trimestre, e o mercado de trabalho ainda dá sinais de estagnação. Isso, para os que ainda procuram uma oportunidade de emprego, pode ser um grande gerador de ansiedade, perda de energia e motivação, que impacta diretamente no  rendimento das pessoas em processos de seleção para a busca de empregos.

Sabemos que uma longa espera, por uma oportunidade que não se materializa, acaba gerando frustrações, medos e desistências, mas, vale ressaltar que será fundamental neste momento, buscar estratégias e exercícios que ajudem a se manter firme e em equilíbrio, para garantir o alcance dos objetivos.

Imagino que você, já tenha ouvido esta frase: “Ele está falando uma coisa , mas seu corpo está mostrando outra”. Isso acontece porque os pensamentos que passeiam em nossa mente, acionam sensações e sentimentos que afetam diretamente nosso corpo, a fisiologia interna e externa, gerando  posturas, gestos, expressões faciais, tom de voz e fala, que revelam o que estamos sentindo e muitas vezes podem ser percebidos, por outras pessoas. Esta situação é um exemplo vivo de uma pressuposição que diz: Mente e Corpo são sistêmicos, e naturalmente se influenciam. Logo, o que pensamos e sentimos afeta o corpo, e o que fazemos com o corpo, afeta a mente.

A notícia boa é que podemos conscientemente, utilizar essa relação de influência e trabalhar nossos pensamentos ou o corpo, para obtermos comportamentos mais assertivos, que nos ajudem a manter o equilíbrio necessário para ter um bom desempenho.

Então, seguem as dicas:

- Procure trabalhar seus pensamentos e mantenha o foco naquilo que você deseja alcançar, e não no medo de não conseguir.

- Procure sempre acessar boas lembranças, onde você obteve um bom resultado, vivenciou experiências positivas e prazerosas. O resgate de lembranças positivas promove um bem estar instantâneo e deixa o corpo mais relaxado. Se a mente está relaxada, o corpo seguirá o comando.

- Evite pessoas negativas, que reforçam expectativas ruins e roubam sua energia.

- Faça exercícios diários como uma caminhada, uma dança ou exercícios aeróbicos, enquanto você trabalha o corpo, a mente tende a ficar mais focada na ação e as sensações desagradáveis desaparecem.

- Crie o hábito de fazer um exercício de relaxamento, de preferência pela manhã. Para isso você pode se sentar em uma cadeira de forma confortável, fechar os olhos e dedicar sua atenção e foco na respiração, de forma suave, observando o ar entrando pelas narinas e saindo pela boca. Esse exercício acalma a mente, aquieta os pensamentos, tranquiliza os batimentos cardíacos, pressão arterial e gera um bom relaxamento.

- Busque informações sobre novas tendências, atividades que possam gerar rendimentos extras e se abra para aprender coisas novas, ideias diferentes, geram boas energias que impactam positivamente, no corpo e na mente.

Lembre-se: Tudo na vida tem um tempo e nada é definitivo. Acredite no seu potencial, trabalhe os pensamentos e o corpo e mantenha-se em equilíbrio.

 

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.