Temos o hábito de valorizar grandes conquistas e de esquecer que grandes vitórias, decorrem de pequenos ganhos diários.
Um longo período de perdas em atividades comerciais, em vendas diretas, ou na realização de projetos, formações e/ou estudos, podem gerar uma baixa na motivação pessoal, em equipes profissionais e muitas vezes, nos levar a decisões precipitadas que podem colocar em risco a manutenção de um negócio, de um grupo ou de um sonho pessoal.
As pequenas vitórias quando valorizadas e inseridas como práticas diárias tanto no campo pessoal ou de grupo, podem servir como um bom estimulante para ampliar a motivação e lidar com os diversos contextos de mudanças do mercado.
Ter uma boa ferramenta para resgatar os processos e histórias passadas, pode servir como um excelente instrumento para compreender como chegamos até o presente, e ajudar a definir o que queremos criar para o futuro. Para isso, contar com apoio de pessoas próximas, envolvidas na história será de grande valia para resgatar e ampliar as lembranças dos eventos, estratégias e ações realizadas. O importante neste processo será relembrar as ações, que ajudaram a construir a história até o momento presente. Garanto que a experiência poderá trazer boas lembranças, surpresas e descobertas.
Então, vamos as etapas:
Primeiramente monte um painel em papel pardo ou outro material e prenda em uma parede para servir como um grande quadro de anotações;
Mensure o tempo de existência da atividade, faça divisões para representar os períodos de acordo com o tempo de existência, considerando a data de criação até a data presente. Veja o exemplo: se a empresa, negócio ou atividade tem 6 anos, faça a divisão do painel em 3 períodos de 2 anos. ( 0 a 2 anos, 3 a 4 anos, 5 a 6 anos).
Agora que você já tem as divisões estabelecidas, inicie registrando a data de criação, objetivo inicial, nome dos participantes envolvidos, ações iniciais, estratégias utilizadas e situação do ambiente e mercado da época.
Registre as informações em cada período, inserindo em cada um os dados e fatos pertinentes ao período, focando apenas no registro das informações, até que você tenha um quadro que demonstre a evolução do negócio até o momento atual.
Após os registros, inicie com as pessoas uma análise de cada período, observando pessoas envolvidas, estratégias utilizadas, crenças e valores que moviam os participantes, sentimentos que moveram as ações em cada período, vitórias alcançadas, até chegar ao momento atual. Aqui valem algumas perguntas para ajudar na reflexão:
1. O que chama atenção em cada um dos períodos?
2. Como se sentem ao observarem os registros?
3. Que aspectos ajudaram alavancar o processo?
4. Que aspectos foram negativos?
5. Em que está análise das etapas passadas, poderá ajudar na criação de um futuro mais assertivo?
Registre as respostas num espaço de Novas ideias e avalie que ações poderão ser implementadas, de acordo com os objetivos traçados.
O resultado deste trabalho irá revelar um Muro de Vitórias alcançadas e muitas vezes não valorizadas, ajudar no resgate de estratégias e estilos de atuação, bem como dar suporte na criação de novos planos de ação.
O processo do Muro de Vitórias faz parte de um conjunto de ferramentas do Programa TOP – Tecnologia de Participação ICA Internacional, que pode ser aplicado para processos de criação de Planos estratégicos participativos, Processos de Coaching de Carreira, Avaliações Pessoais/ Profissionais e outros.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.